NotíciasSaúde

Dengue supera covid em mortes no brasil em 2024: 6.068 óbitos registrados

Dados revelam impacto da arbovirose no país

Em 2024, o Brasil registrou mais mortes causadas pela dengue do que pela covid-19, segundo informações do Ministério da Saúde. Foram 6.068 óbitos decorrentes da arbovirose, enquanto o número de mortes por covid-19 chegou a 5.959 no mesmo período.

Esse cenário já havia sido observado anteriormente, em outubro de 2024, quando o Painel de Monitoramento de Arboviroses indicava 5.618 mortes por dengue, enquanto o painel da covid-19 apontava 4.988 óbitos até a 40ª semana epidemiológica.

Em relação ao ano anterior, 2024 apresentou um aumento alarmante de 414% no número de vítimas fatais da dengue. Em 2023, haviam sido registrados 1.179 óbitos. Esse crescimento coincide com o período mais chuvoso do Brasil, que vai de novembro a maio, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Declaração da Ministra da Saúde Sobre o Cenário da Dengue

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou para uma possível elevação nos casos de dengue em 2025, principalmente em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Segundo a ministra, o fenômeno El Niño, que influencia as condições climáticas no país, deverá continuar a criar um ambiente favorável à disseminação do mosquito transmissor da doença.

Além disso, outro fator de preocupação é a maior circulação do sorotipo 3 da dengue (DENV-3), que não se manifestava de forma significativa desde o início dos anos 2000. A reintrodução desse sorotipo, especialmente em São Paulo, pode gerar desafios adicionais ao sistema imunológico dos infectados, agravando os quadros clínicos e ampliando o impacto da arbovirose no sistema de saúde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo