O embaixador brasileiro, Benoni Belli, expressou que é “fundamental resguardar” as vias de comunicação entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e a regime ditatorial de Nicolás Maduro na Venezuela. Ele fez essa declaração em um encontro da Organização dos Estados Americanos (OEA) que ocorreu na última sexta-feira, dia 24.
“Precisamos identificar abordagens construtivas para dar encaminhamento nesta questão”, afirmou Belli, sobre a ditadura da Maduro. “Consideramos fundamental resguardar canais de interlocução com as autoridades venezuelanas.”
O embaixador ainda analisou que o “isolamento da Venezuela” no passado só resultou na “redução da nossa capacidade, como região, de buscar a contribuir para a superação da crise no país”. Belli também manifestou preocupação com alegações de perseguição política no país.
“Estamos preocupados com as detenções de lideranças políticas, e defensores de direitos humanos na Venezuela, bem como com as continuadas ações de intimidação com o objetivo de restringir a liberdade de expressão e o pleno exercício do direito a manifestação pacífica de segmentos importantes da sociedade venezuelana”, sinalizou.
Tensões diplomáticas com Maduro
A vitória de Maduro nas eleições presidenciais venezuelanas de julho de 2024 provocou instabilidade política, uma vez que grande parte da comunidade internacional não a reconheceu devido a alegações de fraude.
O governo brasileiro tem assumido o papel de mediador entre Caracas e a comunidade internacional. Contudo, a ligação entre Brasil e Venezuela passou por períodos de tensão, principalmente em outubro do ano passado.
Na ocasião, a Venezuela foi impedida pelo governo brasileiro de entrar no grupo dos Brics. Nicolás Maduro reagiu intensamente a esta situação, chegando a comparar Lula a Jair Bolsonaro (PL) e instigando ameaças contra o petista nas redes sociais.
Embora não tenha oficialmente reconhecido a vitória de Maduro, o governo Lula enviou a embaixadora brasileira em Caracas para a posse do líder chavista em 10 de janeiro de 2025.
As informações são da Revista Oeste