NotíciasPolítica

Lula mente sobre obras no Acre e causa polêmica

Presidente se equivoca ao comparar feitos com Dom Pedro II em evento oficial

Em um discurso que visava destacar as realizações de seu governo no estado do Acre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu um equívoco histórico que gerou controvérsia. Durante a cerimônia de entrega de um conjunto habitacional, Lula afirmou ter realizado mais obras no Acre do que Dom Pedro II, segundo fontes oficiais.

A declaração, feita em um momento de exaltação, rapidamente se espalhou e virou alvo de críticas e piadas nas redes sociais. Historiadores e pesquisadores apontaram que Dom Pedro II, que governou o Brasil de 1840 a 1889, nunca teve o Acre como parte de seu território. A região foi anexada ao Brasil em 1903, mais de uma década após a Proclamação da República e o exílio do imperador.

O lapso de Lula foi classificado por alguns analistas políticos como uma “gafe histórica” e por outros como uma “mentira”, embora não haja indícios de que a intenção do presidente fosse enganar a população. A fala, entretanto, reacendeu o debate sobre a importância da precisão histórica nos discursos de líderes políticos.

Da redação Midia New

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo