Trump expõe conversa com Petro sobre deportados e ironiza: “Vocês vão recebê-los de volta, e sorrindo”
Trump afirma que países terão que aceitar seus deportados em negociações de repatriação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou a negociação com a Colômbia para a repatriação de imigrantes ilegais e reforçou que outros países também terão que aceitar seus deportados. “Vão gostar de recebê-los”, afirmou o republicano na última quarta-feira, 29.
Colômbia tentou barrar deportações, mas cedeu sob pressão dos EUA
O presidente colombiano Gustavo Petro inicialmente recusou-se a receber os repatriados e, no último domingo, 26, proibiu a entrada no país de aviões norte-americanos com imigrantes deportados.
Trump revelou que o impasse se deu porque a Colômbia não queria aceitar imigrantes algemados, o que levou Petro a barrar os voos.
“Eles disseram: ‘Não vamos receber pessoas que estão acorrentadas’”, relatou Trump.
O republicano, por sua vez, defendeu o uso de restrições para certos deportados, alegando que muitos são criminosos perigosos.
“Bom, mas as pessoas acorrentadas são assassinos, são chefes do tráfico, são estupradores […] vocês conseguem imaginar-se como um piloto no avião, junto ao seu copiloto, e 150 pessoas, sem algemas, que gostam de assassinar pessoas?”
Diante da ameaça de sanções e aumento de tarifas comerciais pelos EUA, Petro recuou na segunda-feira, 27, aceitando a chegada dos deportados.
“Disseram que iriam enviar o avião presidencial para pegar esses criminosos e trazê-los, porque não queriam nos incomodar ou nos fazer fazer um segundo voo, e foi isso o que fizeram”, disse Trump. “E eu agradeço.”
Donald Trump conta como lidou com o presidente da Colômbia e ainda manda indireta para o Lula.
“Outros [governos] podem não gostar, mas isso não significa nada. Vocês vão receber os ilegais de volta, e farão isso sorrindo.” 🇺🇸🇧🇷 pic.twitter.com/INPVEDBUim
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) January 30, 2025
Trump também deixou claro que outros países não terão escolha quanto às deportações, possivelmente fazendo referência ao Brasil, que recentemente recebeu um grupo de brasileiros deportados.
“Outros [governos] podem reclamar, mas isso não vai significar nada”, afirmou Trump. “Eles vão recebê-los [migrantes] de volta e vão fazer isso com gosto.”