Ex-presidente do Quênia defende decisão de Trump e ironiza socialistas: “por que Estão Chorando?”
Uhuru Kenyatta defende decisão de Trump e critica dependência de ajuda externa
O ex-presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, fez duras críticas a setores socialistas de seu país que reclamaram da decisão dos Estados Unidos de suspender o envio de dinheiro a nações estrangeiras. Durante um evento transmitido pela emissora NTV nesta sexta-feira (31), Kenyatta ironizou as lamentações dos opositores de Trump, perguntando:
“Por que vocês estão chorando?”
Filho de Jomo Kenyatta, primeiro presidente do país após a independência do Reino Unido, Uhuru reproduziu o discurso dos críticos ao republicano de forma sarcástica:
“Vi algumas pessoas chorando outro dia. ‘Ah, não sei não. O Trump parou de nos dar dinheiro. Ele disse que não vai dar mais dinheiro’.”
“Trump não tem obrigação de dar nada a vocês”, diz ex-presidente
A fala de Kenyatta recebeu aplausos da plateia, e ele seguiu reforçando que os quenianos não podem depender do governo norte-americano para resolver seus problemas internos:
“Por que vocês estão chorando? Não é seu governo, não é seu país.”
“Ele não tem motivo para dar nada a vocês. Vocês não pagam impostos na América. Ele está apelando para o seu povo.”
Para o ex-presidente, essa é uma oportunidade para o Quênia reavaliar sua própria capacidade de autossuficiência, ao invés de aguardar repasses externos:
“Este é um chamado para vocês dizerem: ‘Ok, o que vamos fazer para nos ajudar?’”
Kenyatta finalizou seu discurso de forma enfática, criticando a falta de gestão dos recursos internos e destacando que a corrupção é um dos principais problemas do país:
“Ninguém vai continuar estendendo a mão para dar a vocês. É hora de usarmos os nossos recursos para as coisas certas. Somos nós que estamos usando para as coisas erradas.”
Ex-presidente do Quênia manda recado para a extrema-esquerda, que ficou chateada com Trump, porque ele não dará mais dinheiro a governos estrangeiros.
Uhuru: ‘Por que vocês estão chorando?’ pic.twitter.com/xZdUFA36Vh
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) January 31, 2025