O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não pretende assistir ao filme brasileiro Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar 2025 nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. Em entrevista ao repórter Daniel Carvalho, da Bloomberg, Bolsonaro minimizou a produção e criticou sua abordagem.
“Nem vou perder meu tempo, tenho o que fazer. Conheço a história melhor que eles”, declarou o ex-presidente.
Filme aborda a ditadura militar e é baseado em livro de Marcelo Rubens Paiva
O longa é inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, que narra a trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, após o desaparecimento e assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante o regime militar.
Bolsonaro afirmou que “gostaria que Paiva estivesse vivo”, mas criticou a abordagem do filme, alegando que a história é contada pela metade e favorece apenas um lado.
“A história é contada pela metade e glamourizada para um lado só”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro não torce por Fernanda Torres no Oscar
Questionado se apoiaria Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por interpretar Eunice Paiva, Bolsonaro foi direto:
“Não”, respondeu.
A declaração reflete a relação tensa do ex-presidente com a classe artística brasileira, historicamente alinhada à esquerda e crítica de sua gestão.
Com isso, Bolsonaro mantém sua postura de desaprovação à narrativa sobre o período militar e reforça sua visão de que o filme tem um viés político contrário ao seu.