NotíciasPolítica

Projeto de Lei quer proibir pesquisas eleitorais com o nome de Jair Bolsonaro

Proposta visa restringir cenários com inelegíveis

O deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) protocolou, nesta terça-feira (4), um projeto de lei que pretende impedir a inclusão de pessoas inelegíveis em pesquisas eleitorais. A principal figura afetada pela proposta seria o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso o projeto seja aprovado, Bolsonaro não poderá aparecer em levantamentos sobre a disputa de 2026, mesmo em cenários hipotéticos. Segundo Heringer, a inclusão de nomes inelegíveis cria “hipóteses eleitorais que jamais poderão ocorrer na prática” e pode confundir os eleitores.

Justificativa para a Restrição

O parlamentar argumenta que a legislação eleitoral precisa evoluir para evitar especulações sem fundamento. “Não há o que justifique a utilização dessas pesquisas em referência a pessoas consideradas inaptas ao exercício de cargo eletivo, por força de decisões judiciais transitadas em julgado”, afirmou Heringer.

A iniciativa surge após a divulgação de uma pesquisa Quaest, na segunda-feira (3), que não incluiu Bolsonaro no cenário estimulado devido à sua inelegibilidade. No entanto, no cenário espontâneo, o ex-presidente apareceu empatado com o atual presidente Luiz Inácio  da Silva, ambos com 9% das intenções de voto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo