
Interlocutores diplomáticos do governo Lula têm manifestado preocupação com a possibilidade de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ser alvo de ações judiciais nos Estados Unidos. De acordo com informações divulgadas pela revista Veja, essas preocupações já foram comunicadas ao Supremo.
Embora a hipótese possa soar improvável, as fontes acreditam que o ministro poderia ser vítima de uma decisão “aloprada” por parte de apoiadores de figuras como Donald Trump ou Elon Musk. Essa teoria está fundamentada nas narrativas bolsonaristas que ganharam força no exterior, criticando decisões tomadas por Moraes no STF.
“Eles Querem se Vingar do Alexandre”
Segundo um auxiliar próximo ao presidente Lula, o risco é real. “Qualquer juiz federal pode mandar prendê-lo, se pisar lá. Eles querem se vingar do Alexandre”, afirmou.
Para os aliados do governo, uma ação contra Moraes nos Estados Unidos seria um grande triunfo para os grupos bolsonaristas, além de causar grande repercussão. “Seria uma grande vitória para o bolsonarismo e o início de um grande carnaval midiático”, destacou o mesmo interlocutor.
Esses alertas reforçam as tensões geradas pelas decisões de Moraes no Brasil, especialmente em relação à censura de perfis e investigações que atingiram aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.