
A sede do banco Itaú, localizada na Avenida Faria Lima, em São Paulo, foi invadida nesta quinta-feira (3) por movimentos sociais ligados ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), incluindo o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e a Frente Povo Sem Medo.
Declaração de Voto e Apoio ao PT
A socóloga e herdeira do banco, Maria Alice Setubal, conhecida como Neca Setúbal, havia declarado voto em Lula (PT) nas eleições de 2022. Em outubro daquele ano, Neca afirmou:
“Não sou petista de carteirinha, mas, neste momento, Lula é a única liderança capaz de reconstruir esse país.”
Ela também demonstrou decepção com a elite brasileira por apoiar o então presidente Jair Bolsonaro (PL):
“É uma incapacidade de perceber o que para mim é muito óbvio, que todos ganham com uma sociedade com menos desigualdades, uma sociedade que você tenha mais segurança de sair da rua. Não precisa viver com muros altos, carros blindados, segurança. Você ter uma população educada numa escola pública, que tenha saúde gratuita, todo mundo ganha.”
Ligacões com o Governo Lula
Próxima da ministra Marina Silva, Neca Setúbal integrou a equipe de transição do governo Lula, atuando no grupo de trabalho da Educação.
A invasão ao banco aconteceu apesar da afinidade política da herdeira com o presidente e com movimentos de esquerda, e chamou a atenção pela escolha do local: o maior banco privado do país, com histórico de ligações institucionais com a elite financeira e a política nacional.