NotíciasPolítica

Queda na aprovação de Lula gera otimismo no mercado e eleva ibovespa

Valorização das ações da petrobras e a queda acentuada dos juros futuros contribuíram para a alta do Ibovespa

Na manhã de sexta-feira, 14, o aumento no valor das ações da Petrobras e a diminuição drástica dos juros futuros auxiliaram na elevação do Ibovespa. Esta elevação se intensificou durante a tarde, devido à publicação de uma pesquisa do DataFolha. Conforme o instituto, houve um declínio na popularidade do presidente Luiz Inácio  da Silva.

O pregão foi finalizado pelo Ibovespa com um aumento de 2,7%, atingindo 128.219 pontos. Ao longo da semana, ocorreu uma progressão de 2,89%. A última ocasião em que o índice ultrapassou os 128 mil pontos foi em 11 de dezembro de 2024, marcando 129.593 pontos.

Lula bate recorde no índice de reprovação

As ações da Petrobras, tanto preferenciais quanto ordinárias, registraram alta, de pouco mais de 3% e 3,6% respectivamente, o suficiente para dar um impulso à Bolsa brasileira. Entretanto, o crescimento foi intensificado pelo Datafolha. De acordo com o instituto, houve uma diminuição significativa na aprovação de Lula, passando de 35% para 24%, o menor nível em seus três mandatos no Palácio do Planalto. Isso não é tudo. A desaprovação também alcançou um novo pico, aumentando de 34% para 41%.

“A última pesquisa DataFolha diz muito mais que as evidentes dificuldades que Lula terá para concorrer em 2026”, diz o economista André Perfeito. “É mais uma evidência da forte desaceleração econômica que devemos enfrentar no início deste ano. Digo isso por um motivo simples: cair 11 pontos a aprovação de um presidente não é normal. Necessariamente está vinculado a outros motivos, no geral econômicos.”

As ações da Vale apresentaram um desempenho positivo, subindo aproximadamente 1,5%. Lula, em um evento ao final do pregão, declarou que a empresa “voltará a ser uma das líderes no setor de mineração”, caso o governo federal possa influenciar.

As instituições bancárias também tiveram aumentos significativos: Banco do Brasil (+4,7%), BTG Pactual (+4,5%), Santander (+3,8%) e Bradesco PN (+2,6%). A maior alta foi registrada pela Vamos, cujas ações subiram quase 10%. Por outro lado, as ações da Petz foram as que mais sofreram baixa, com uma queda de 1,8%.

O Ibovespa aumentou os lucros registrados no dia anterior, mesmo após o anúncio de “tarifas recíprocas” pelo presidente dos EUA, Donald Trump. As ações foram consideradas suaves, já que os EUA pretendem analisar as tarifas até abril. O objetivo é proporcionar mais tempo para que os países estabeleçam acordos com Washington.

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo