NotíciasPolítica

Justiça eleitoral torna Pablo Marçal inelegível por 8 anos após ação do Psol

Empresário é condenado por abuso de poder político e econômico

A Justiça Eleitoral de São Paulo determinou que o influenciador digital e empresário Pablo Marçal (PRTB) está inelegível pelos próximos oito anos. A decisão, assinada pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral da capital, foi baseada em acusações de abuso de poder político e econômico durante a campanha de Marçal para a Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.

Se a sentença for mantida, Marçal ficará impedido de concorrer em futuras eleições até o fim do período de inelegibilidade.

Ação Foi Movida por Partidos Opositores

O processo contra Marçal foi resultado de duas ações judiciais movidas pela coligação do PSOL, partido do candidato Guilherme Boulos, e pelo PSB. Segundo as acusações, o empresário teria adotado práticas ilegais e injustas, desequilibrando o processo eleitoral e afetando a disputa de forma inadequada.

Defesa Pode Recorrer da Decisão

A condenação ocorreu em primeira instância, o que significa que a defesa de Marçal ainda pode recorrer. Caso consiga reverter a decisão nos tribunais superiores, ele poderá voltar a disputar cargos públicos.

Entretanto, se a sentença for mantida, Marçal ficará afastado de qualquer eleição até 2032, conforme determina a legislação eleitoral para casos de abuso de poder.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo