
Durante a abertura do Carnaval de Salvador, na quinta-feira (27), o trio elétrico liderado por Anitta, BaianaSystem e Alice Carvalho puxou um coro de “sem anistia”, frase utilizada por grupos que se opõem ao perdão dos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023.
O ato foi amplamente compartilhado nas redes sociais por políticos do PT, como o senador Humberto Costa (PT-PE) e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que divulgaram vídeos da manifestação em meio à folia.
Segundo a Prefeitura de Salvador, cerca de 27 mil turistas chegaram à cidade para os festejos carnavalescos.
Foliões xingam Bolsonaro
Além do coro político, foliões também entoaram xingamentos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, gritando *“Ei, Bolsonaro, vai tomar no c“**.
Os vídeos do momento viralizaram nas redes sociais, acumulando mais de 100 mil visualizações em poucas horas.
PL da Anistia e resistência da esquerda
A mobilização ocorre em meio à discussão do Projeto de Lei (PL) 2858/22, conhecido como PL da Anistia, que propõe perdoar os presos e condenados pelos atos de 8 de janeiro.
O projeto enfrenta forte resistência de parlamentares da esquerda, incluindo deputados do PT e PSOL, que protocolaram um pedido de arquivamento da proposta, alegando que a anistia não deve ser concedida.
Na Câmara dos Deputados, a oposição ao governo Lula afirma ter 230 dos 257 votos necessários para aprovar o PL, e segue articulando para conquistar o apoio restante.
O próprio ex-presidente Jair Bolsonaro já declarou que há quórum suficiente para a aprovação da anistia.
Vídeo:
No Carnaval de Salvador quando você se deparar com um mar de gente pulando e cantando “sem anistia” e
“a justiça é cega” com ar de subversão pode ser que você esteja a bordo do Navio Pirata do Baiana System. pic.twitter.com/7mjiBahmFj— Pedro Machado 🧢🇧🇷 (@pedromachadobr) February 28, 2025