
Nesta segunda-feira, 24, no horário local do Japão, ou na noite de domingo, 23, conforme o horário de Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Japão. Ele foi acompanhado por uma delegação que conta com pelo menos 17 políticos e cem empresários, incluindo representantes da JBS e o CEO da Embraer.
Incluindo ministros, sindicalistas, assessores e funcionários do Executivo, o objetivo conforme a agenda é intensificar as relações políticas e econômicas entre Brasil, Japão e Vietnã.
Em sua visita ao Japão, Lula será tratado como chefe de Estado, sendo recebido pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako. Ele também terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro, Shigeru Ishiba.
Boa noite Brasil, bom dia Japão. Já em Tóquio para celebrar a parceria de 130 anos entre nossos países. 🤝🇧🇷🇯🇵 pic.twitter.com/I40MOEbBSC
— Lula (@LulaOficial) March 24, 2025
A comitiva do petista inclui figuras importantes do Congresso Nacional, como os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), assim como os ex-presidentes das duas Casas, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e líderes de partidos aliados.
Lula quer reaproximação com o Congresso

A comitiva, após a visita ao Japão, prosseguirá para o Vietnã, com a volta ao Brasil agendada para 30 de março. A meta adicional é estreitar os laços entre o Executivo e a liderança do Congresso.