NotíciasPolítica

Governo Lula omite dados de alfabetização e é alvo de críticas por falta de transparência

Resultados do Saeb 2023 foram bloqueados; MEC e Inep evitam divulgar números e justificativas

O Ministério da Educação (MEC) optou por não divulgar os resultados da alfabetização de crianças no Brasil, obtidos por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado em 2023. Mesmo tendo sido realizada com recursos públicos, a avaliação do 2º ano do ensino fundamental teve seus dados bloqueados, medida confirmada oficialmente pelo presidente do Inep, Manuel Palácios, em ofício.

Dados incompatíveis com nova metodologia impulsionaram bloqueio

De acordo com técnicos do Inep, os números de alfabetização coletados pelo Saeb não coincidem com os dados do novo modelo de avaliação criado pela gestão do ministro da Educação, Camilo Santana. Esse modelo, elaborado em parceria com os Estados, passou a ser a principal aposta da atual administração. No entanto, especialistas em educação têm levantado dúvidas quanto à confiabilidade dos resultados produzidos por essa nova metodologia.

MEC e Inep não oferecem esclarecimentos

O Ministério da Educação foi procurado, mas não respondeu aos questionamentos da imprensa. Tampouco apresentou justificativas para a mudança de posição em relação à divulgação dos dados. O Inep, por sua vez, declarou que está “aprimorando” a análise dos dados, porém não apresentou nenhuma nota técnica, cronograma ou detalhes que sustentem o motivo do bloqueio.

Avaliações de outras disciplinas também foram suprimidas

Além da alfabetização, o Inep também omitiu os resultados das provas de ciências humanas e ciências da natureza, aplicadas de forma amostral. A justificativa apresentada pelo órgão foi a baixa confiabilidade das amostragens, alegação que não encontra respaldo técnico, nem mesmo em documentos internos do próprio instituto.

Ideb 2023 foi publicado sem metas; tendência deve se repetir em 2025

A edição de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também foi divulgada sem a definição de metas, o que compromete a função do indicador como instrumento de planejamento e acompanhamento das políticas educacionais. A reformulação do Ideb, anunciada no início do atual governo, ainda não foi concluída.

Segundo fontes internas, a previsão é que a próxima edição do Ideb, em 2025, também seja divulgada sem metas, o que pode dificultar ainda mais a gestão educacional em Estados e municípios, especialmente no que diz respeito ao monitoramento de resultados e definição de prioridades.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo