
A “Anvisa” reverteu sua decisão e retirou a proibição do creme dental Colgate Total Clean Mint. A revogação aconteceu após a empresa conseguir um recurso junto à agência reguladora. O caso prosseguirá com os procedimentos administrativos para uma decisão final sobre a segurança do produto.
“A interdição é uma ação de fiscalização que tem o objetivo de reduzir o risco relacionado à exposição ao produto”, informou a agência em comunicado oficial. “Porém, essa interdição está suspensa devido aos efeitos do recurso apresentado pela empresa e que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa.”
A edição 2024 do creme dental trocou o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, um composto com grande potencial antibacteriano. Até 19 de março deste ano, a Anvisa registrou oito notificações, reportando 13 incidentes adversos associados ao uso dos produtos dentais da marca.
Colgate diz que produto passou por “testes rigorosos“
A Colgate afirmou que seus produtos “passam por testes rigorosos” e que “agências regulatórias em todo o mundo” os aprovam. A empresa também afirmou que a “nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento”, com “testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”.
Usuários nas redes sociais compartilharam experiências de reações adversas após a utilização do produto, incluindo “inchaço nos lábios”, aftas, irritação e queimação.
As informações são da Revista Oeste