
A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 2, indica que a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovada pela maioria dos brasileiros. De acordo com o levantamento, 56% rejeitam o governo, enquanto 41% são a favor. Há ainda 3% que não souberam ou optaram por não responder.
Os números indicam um declínio na aprovação do petista. Em janeiro, 47% avaliavam a administração de maneira positiva, enquanto 49% desaprovavam. A pesquisa recente sugere que a deterioração se intensificou nos últimos três meses.
O levantamento, que tem um nível de confiança de 95%, foi realizado pelo instituto que entrevistou presencialmente 2 mil pessoas entre os dias 27 e 31 de março, com uma margem de erro de dois pontos porcentuais.
No Planalto, o resultado acendeu o alerta. Lula começou a aumentar suas agendas públicas, reuniões políticas e medidas para minimizar o desgaste. Na semana passada, ele se encontrou com líderes da Câmara e do Senado na tentativa de aprimorar a articulação com o Congresso.
A desaprovação coincide com uma série de conflitos internos no governo. As críticas à gestão econômica e ao desempenho dos ministros colocam pressão sobre a imagem do presidente. A base de apoio, apesar de predominantemente à esquerda, também mostra sinais de desconforto.
As informações são da Revista Oeste