
A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta quinta-feira (3) uma nova fase da Operação Outside, em Patos, no sertão da Paraíba. A cidade é administrada por Nabor Wanderley Filho, pai do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), atual presidente da Câmara dos Deputados.
A operação incluiu o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, autorizados pela 14ª Vara da Justiça Federal. Segundo os órgãos responsáveis, a investigação apura fraude em licitações e desvio de verbas federais relacionadas à execução de obras no município. Os contratos sob suspeita superam R$ 6 milhões.
CGU aponta favorecimento e uso de cargo público
Auditores da CGU identificaram irregularidades na contratação da empresa responsável pelas obras e investigam possível favorecimento dentro da estrutura administrativa da prefeitura. Uma das linhas de apuração aponta que uma servidora teria utilizado sua posição na gestão municipal para beneficiar diretamente a empresa investigada.
A primeira fase da operação foi realizada em 12 de setembro de 2024. A partir do material obtido naquele momento, as autoridades aprofundaram as investigações e conseguiram identificar agentes públicos possivelmente envolvidos nas irregularidades, o que levou à nova etapa da operação.