
A Petrobras aumentou em quase 80% seus gastos com publicidade durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comparação com a média anual registrada na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Segundo levantamento do Poder360, a média de despesas publicitárias da estatal sob Lula foi de R$ 204 milhões ao ano, enquanto durante o governo anterior esse valor foi de R$ 114 milhões anuais.
R$ 407 milhões em dois anos
Somando apenas os anos de 2023 e 2024, a Petrobras já desembolsou R$ 407,6 milhões com publicidade — valor que se aproxima dos R$ 456,3 milhões gastos ao longo dos quatro anos da administração Bolsonaro. Os dados têm como base informações do Sistema de Comunicação de Governo e relatórios das próprias estatais.
A gestão atual justifica o aumento como parte de uma estratégia para reposicionar a marca da estatal, com foco em assumir a liderança na chamada transição energética — agenda frequentemente promovida pelo governo petista.
Explosão de gastos em toda a máquina federal
O aumento nos gastos não se restringe à Petrobras. Nos dois primeiros anos de mandato, o governo Lula destinou R$ 4,1 bilhões à publicidade institucional, superando a média anual de R$ 1,8 bilhão registrada na gestão Bolsonaro.
Esses valores abrangem campanhas conduzidas por diversos ministérios, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e por estatais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES.
Publicidade estatal sob escrutínio
O crescimento acelerado dos investimentos em propaganda reacende o debate sobre a utilização da máquina pública para fins políticos e a distribuição seletiva de verbas publicitárias. Críticos apontam que o volume de recursos pode servir mais para promover o governo do que para informar a população, especialmente em um contexto de ajuste fiscal e restrição orçamentária para áreas essenciais como saúde e educação.
Nota da Petrobras sobre gastos com publicidade
A Petrobras enviou nota ao Poder360 sobre os gastos com publicidade. Leia na íntegra.
“O crescimento no investimento da Petrobras em publicidade nos últimos dois anos decorre, principalmente, do lançamento e da sustentação do novo posicionamento de marca da companhia como líder na transição energética justa e comprometida com a sustentabilidade, a inovação e a sociedade brasileira.
“Além do novo posicionamento, foram realizados esforços publicitários adicionais com o intuito de fortalecer os índices de imagem e reputação da companhia, especialmente por meio da publicidade regional e em temas como esporte e cultura. No período, a Petrobras promoveu também publicidade de utilidade pública relacionada às atividades da companhia, como prevenção à soltura de balões e ao roubo nos dutos de combustíveis, que também contribuiu para o aumento na execução de verba publicitária.
“Ainda assim, o investimento de R$ 397 milhões em publicidade realizado pela Petrobras em 2023 e 2024 foi cerca de três vezes menor do que outras grandes marcas do país. Ao compararmos com o investimento realizado por outras estatais de grande porte, o valor representa metade.
“Esse nível de investimento exclui a Petrobras, por exemplo, do ranking dos 30 maiores anunciantes do Brasil. E apesar de ser a maior empresa brasileira em valor de mercado, é a 50ª em investimento publicitário, de acordo com o Kantar IBOPE Media.
“Importante observar que, durante os 4 anos antecedentes a 01 de janeiro de 2023, a verba de publicidade esteve alinhada à política de desinvestimento e venda de diversos ativos da Petrobras, o que resultou em uma estratégia de comunicação limitada.
“Os investimentos em publicidade realizados pela Petrobras são baseados em critérios técnicos e alinhados às melhores práticas de mercado. Esses investimentos têm como resultado grande retorno de imagem e reputação para a companhia, como exemplificado pela premiação Top Of Mind, concedida no ano de 2023 e 2024, que concedeu à Petrobras o título de “Marca que melhor Representa o Brasil”. Atualmente, de acordo com a BrandZ, a Petrobras é a 9ª marca mais valiosa do Brasil.”