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Gastos com propaganda na petrobras explodem na era Lula

Em dois anos, estatal já gastou quase o mesmo que toda a gestão anterior; aumento é justificado como “reposicionamento de marca”

A Petrobras aumentou em quase 80% seus gastos com publicidade durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comparação com a média anual registrada na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Segundo levantamento do Poder360, a média de despesas publicitárias da estatal sob Lula foi de R$ 204 milhões ao ano, enquanto durante o governo anterior esse valor foi de R$ 114 milhões anuais.

R$ 407 milhões em dois anos

Somando apenas os anos de 2023 e 2024, a Petrobras já desembolsou R$ 407,6 milhões com publicidade — valor que se aproxima dos R$ 456,3 milhões gastos ao longo dos quatro anos da administração . Os dados têm como base informações do Sistema de Comunicação de Governo e relatórios das próprias estatais.

A gestão atual justifica o aumento como parte de uma estratégia para reposicionar a marca da estatal, com foco em assumir a liderança na chamada transição energética — agenda frequentemente promovida pelo governo petista.

Explosão de gastos em toda a máquina federal

O aumento nos gastos não se restringe à Petrobras. Nos dois primeiros anos de mandato, o governo Lula destinou R$ 4,1 bilhões à publicidade institucional, superando a média anual de R$ 1,8 bilhão registrada na gestão Bolsonaro.

Esses valores abrangem campanhas conduzidas por diversos ministérios, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e por estatais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES.

Publicidade estatal sob escrutínio

O crescimento acelerado dos investimentos em propaganda reacende o debate sobre a utilização da máquina pública para fins políticos e a distribuição seletiva de verbas publicitárias. Críticos apontam que o volume de recursos pode servir mais para promover o governo do que para informar a população, especialmente em um contexto de ajuste fiscal e restrição orçamentária para áreas essenciais como saúde e educação.

Nota da Petrobras sobre gastos com publicidade

A Petrobras enviou nota ao Poder360 sobre os gastos com publicidade. Leia na íntegra.

“O crescimento no investimento da Petrobras em publicidade nos últimos dois anos decorre, principalmente, do lançamento e da sustentação do novo posicionamento de marca da companhia como líder na transição energética justa e comprometida com a sustentabilidade, a inovação e a sociedade brasileira.

“Além do novo posicionamento, foram realizados esforços publicitários adicionais com o intuito de fortalecer os índices de imagem e reputação da companhia, especialmente por meio da publicidade regional e em temas como esporte e cultura. No período, a Petrobras promoveu também publicidade de utilidade pública relacionada às atividades da companhia, como prevenção à soltura de balões e ao roubo nos dutos de combustíveis, que também contribuiu para o aumento na execução de verba publicitária.

“Ainda assim, o investimento de R$ 397 milhões em publicidade realizado pela Petrobras em 2023 e 2024 foi cerca de três vezes menor do que outras grandes marcas do país. Ao compararmos com o investimento realizado por outras estatais de grande porte, o valor representa metade.

“Esse nível de investimento exclui a Petrobras, por exemplo, do ranking dos 30 maiores anunciantes do Brasil. E apesar de ser a maior empresa brasileira em valor de mercado, é a 50ª em investimento publicitário, de acordo com o Kantar IBOPE Media.

“Importante observar que, durante os 4 anos antecedentes a 01 de janeiro de 2023, a verba de publicidade esteve alinhada à política de desinvestimento e venda de diversos ativos da Petrobras, o que resultou em uma estratégia de comunicação limitada.

“Os investimentos em publicidade realizados pela Petrobras são baseados em critérios técnicos e alinhados às melhores práticas de mercado. Esses investimentos têm como resultado grande retorno de imagem e reputação para a companhia, como exemplificado pela premiação Top Of Mind, concedida no ano de 2023 e 2024, que concedeu à Petrobras o título de “Marca que melhor Representa o Brasil”. Atualmente, de acordo com a BrandZ, a Petrobras é a 9ª marca mais valiosa do Brasil.”

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