NotíciasPolítica

Estimativa da USP sobre Ato de Bolsonaro Causa Estranheza Diante da Multidão das imagens

Pesquisa da universidade aponta número superior ao de Copacabana, mas longe de manifestações anteriores

manifestação realizada neste domingo (6) na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu aproximadamente 44,9 mil pessoas, segundo estimativa feita pelo Monitor do Debate Político, grupo de pesquisa vinculado à Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common. A contagem foi realizada a partir de imagens aéreas e uso de inteligência artificial, no momento de maior concentração do ato, às 15h44.

A margem de erro do levantamento é de 2,2 mil pessoas para mais ou para menos. O evento contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do pastor Silas Malafaia, e teve como pauta principal o apoio à anistia dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Público supera Copacabana, mas ainda distante de atos anteriores

O número registrado na Paulista representa mais do que o dobro da manifestação anterior liderada por Bolsonaro em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 16 de abril, que reuniu 18,3 mil pessoas.

No entanto, o público deste domingo fica bem abaixo do ato de fevereiro de 2023, também na Paulista, que mobilizou cerca de 185 mil manifestantes, segundo os mesmos pesquisadores da USP. Naquele evento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) chegou a estimar, de forma controversa, até 600 mil pessoas, número amplamente questionado por especialistas.

Já o ato realizado em setembro de 2023, quando Bolsonaro pediu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF), teve público semelhante ao atual, estimado em cerca de 45 mil participantes.

Anistia segue sem previsão de votação

proposta de anistia, defendida por parlamentares do PL e líderes da oposição, ainda aguarda tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), não há previsão para que o projeto seja votado no curto prazo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo