NotíciasPolítica

PF na cola da Família de Davi Alcolumbre

O caso envolve ainda a gleba Matapi Curiaú Vila Nova, com 99 mil hectares de terras públicas, onde há suspeitas de pressões políticas para facilitar a regularização de áreas ocupadas de forma ilegal.

Por: Pablo Carvalho

Familiares do senador Davi Alcolumbre (União-AP) são alvo de denúncias por envolvimento em desmatamento ilegal na Amazônia Legal, segundo revelou o portal UOL. Empresas ligadas à família, como a Agro Alegria e a Agropecuária Lago Novo, registraram cerca de 4,4 mil hectares no Cadastro Ambiental Rural (CAR), etapa usada em tentativas de regularizar terras públicas ocupadas de forma irregular no Amapá.

A Agro Alegria, do tio do senador, Pierre Alcolumbre, recebeu multa do Ibama em 2022 por desmatar 81 hectares em área protegida. A empresa contestou a infração, mas fez acordo para doar R$ 42,5 mil ao órgão ambiental. Já Érica Souza Rossi, responsável pelo registro das áreas no CAR, é investigada pelo Ministério Público Federal por integrar uma organização que atuava na grilagem e corrupção de servidores do Incra.

Durante seu mandato como presidente do Senado em 2019, Alcolumbre assinou decreto que flexibilizou a regularização de terras griladas, medida que beneficiaria indiretamente propriedades da própria família. Em paralelo, no governo Bolsonaro, ele pressionou pela transferência de terras da União ao estado do Amapá, enquanto a família ampliava suas atividades agrícolas e pecuárias em áreas públicas.

Em 2023, o Ministério da Integração aprovou um convênio de R$ 8,6 milhões com a Prefeitura de Santana (AP) para pavimentar uma estrada ligando fazendas dos Alcolumbre, obra ainda não iniciada. O caso envolve ainda a gleba Matapi Curiaú Vila Nova, com 99 mil hectares de terras públicas, onde há suspeitas de pressões políticas para facilitar a regularização de áreas ocupadas de forma ilegal.

Importante: Estamos lutando contra as perseguições, mas continuamos desmonetizados. Pedimos a sua contribuição para continuar. Contra a perseguição, faça a sua doação! Doe através do PIX CNPJ 33281196000199. Receba notícias diariamente no nosso grupo no Whatsapp.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo