Campo GrandeNotícias

Muito além do agro: Prefeitura leva tecnologia, transparência e inclusão à Expogrande

A Prefeitura de Campo Grande vem marcando presença ativa na 85ª Expogrande com uma programação diversificada em seu estande, que segue em pleno funcionamento até o próximo domingo (13). Mais do que estar presente em um dos maiores eventos do estado, o objetivo é aproximar os serviços públicos da população, fomentar discussões relevantes e promover o acesso ao conhecimento e à inovação.

Na noite dessa terça-feira (8), o espaço recebeu quatro palestras, entre elas o debate sobre “Crédito de Carbono de Mercado Regulado: Originação, Estruturação e Comercialização como Mecanismo de Sustentabilidade (Ambiental, Social e Econômica) em Propriedades Rurais”, apresentada por Marcos Ferronato, CEO da NetWord Agro.

“Crédito de carbono de mercado regulado é uma remuneração por ativos ambientais, de sequestro de carbono, instituída pela legislação brasileira. Esse sistema cria mecanismos para que as propriedades rurais sejam beneficiadas e monetizadas pelo bem que fazem ao meio ambiente. É um grande gerador de crédito e, por isso, viemos compartilhar esse conhecimento com o público presente na Expogrande”, explicou Ferronato.

Com doutorado em Engenharia Agrícola e vasta experiência em inovação tecnológica voltada ao agronegócio, Marcos lidera a NetWord desde 2014. Ele destacou a importância do apoio da Prefeitura para viabilizar a ação. “O Parque Tecnológico de Campo Grande (ParktecCG) foi fundamental para nossa participação aqui. É uma iniciativa da prefeitura, que merece ser parabenizada por abrir esse espaço ao conhecimento e à sustentabilidade”, finalizou.

Entre os participantes, a palestra também despertou o interesse de profissionais da área ambiental e acadêmica. O engenheiro ambiental e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Orlando Pissuto Trevizan, destacou a importância de iniciativas como essa para a disseminação de tecnologias sustentáveis e acessíveis. “É uma alta tecnologia sendo divulgada. Um sistema de mensuração e aprisionamento de carbono no solo, gerando crédito de carbono, referenciado e mapeado por satélite. Isso, há dez anos, era algo impensável e hoje já é realidade. Essa tecnologia agrega valor a diversos setores, e para mim, enquanto professor, é fundamental conhecer para poder levar essa discussão também para os meus alunos”, afirmou.

Ainda durante a palestra, Marcos Ferronato destacou o potencial de crescimento do mercado de crédito de carbono no cenário global. Segundo ele, a expectativa é que o setor atinja US$ 50 bilhões até 2030 e ultrapasse a marca de US$ 1 trilhão até 2050. A NetWord Agro atua na digitalização do campo com soluções inovadoras em blockchain, oferecendo ferramentas para a tokenização de grãos e a comercialização de ativos ambientais — temas que dialogam diretamente com sustentabilidade, tecnologia e novas economias verdes.

A programação do estande da Prefeitura também abriu espaço para outras discussões que envolvem inovação e desenvolvimento regional. Uma das palestras da noite foi ministrada por Giane Santos, engenheira agrônoma e coordenadora do Agropolo Vale – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), com o tema “Inovação tecnológica acessível e factível para antes, dentro e fora da porteira”.

Giane apresentou uma abordagem prática sobre a adoção de tecnologias no campo e destacou o papel essencial das Agtechs — startups voltadas à inovação no setor — como agentes de transformação econômica. “Viemos compartilhar as experiências do nosso Parque de Inovação Tecnológica e, em parceria com o ParktecCG, criar um ambiente de oportunidades para que empresas de base tecnológica possam ser conhecidas, reconhecidas e gerar impacto real no desenvolvimento local. Se queremos promover sustentabilidade e competitividade no agronegócio por meio da tecnologia, precisamos estar onde o produtor está. E a Expogrande hoje é esse ponto de encontro”, ressaltou.

Reconhecido nacionalmente como um hub de inovação, o Agropolo Vale conecta empresas, pesquisadores e produtores rurais para impulsionar soluções tecnológicas eficientes e sustentáveis. A presença do grupo na Expogrande, em parceria com o Parque Tecnológico de Campo Grande (ParktecCG), reforça o compromisso da gestão municipal em fomentar a inovação como instrumento de desenvolvimento regional, conectando Campo Grande às principais redes de conhecimento do país.

Além dos debates voltados à tecnologia e sustentabilidade, o estande da Prefeitura de Campo Grande também tem sido espaço para apresentar políticas públicas e ações que impactam diretamente a vida da população. Um exemplo disso foi a palestra com o tema “Primeira Infância”, conduzida pelo controlador-geral do Município, Elton Dione, que apresentou o Portal da Primeira Infância — uma ferramenta digital que integra informações sobre saúde, educação, esporte, cultura e assistência social voltadas ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos.

“O Portal da Primeira Infância da Prefeitura Municipal de Campo Grande surgiu a partir de estudos do Observatório da Despesa Pública (ODP) Municipal, que analisou o orçamento destinado à primeira infância. Nosso objetivo aqui é dar transparência e visibilidade ao trabalho que está sendo feito, permitindo que a população tenha acesso facilitado às informações sobre onde e como estão sendo aplicados os recursos públicos voltados às nossas crianças”, explicou Elton.

A proposta de aproximar a população de diferentes iniciativas também abriu espaço para o empreendedorismo e a valorização de marcas locais. Para complementar a programação da noite, o gerente de marketing e projetos da empresa Dale Sorvetes, Rogério Guimarães, esteve no estande da Prefeitura para apresentar a história da marca e oferecer aos visitantes sabores exclusivos desenvolvidos especialmente para a ocasião. A ação reforça a importância de dar visibilidade a negócios regionais e fomentar a conexão entre empresas, poder público e comunidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo