NotíciasPolítica

Prefeito de Sorocaba classifica operação da PF como “perseguição” e critica governo Lula

Rodrigo Manga diz que ação policial busca desgastá-lo politicamente: “Só encontraram Nutella, Pokémon e bolo de cenoura”

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (10) que a operação da Polícia Federal em sua residência trata-se de uma “perseguição política” motivada por sua ascensão eleitoral e pelas críticas que tem feito à gestão do presidente Lula. Em entrevista à CNN, Manga declarou que a operação seria uma forma de exposição midiática:
“O governo quer exposição na mídia.”

A ação da PF faz parte de um inquérito que apura desvios de recursos públicos na área da saúde, e incluiu 28 mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo e da Bahia. Apesar de declarar apoio às investigações, Manga fez duras críticas à abordagem e às motivações por trás da operação.

“Já esperava por isso”, diz Manga

Rodrigo Manga relatou que já havia recebido alertas em Brasília sobre o risco de retaliações políticas por conta de sua atuação e visibilidade:

“Eu já esperava por isso. Nos bastidores já haviam me avisado que viria ‘chumbo’.”

Segundo o prefeito, ele teria sido aconselhado a reduzir o tom das críticas ao governo federal e a evitar publicizar tanto suas ações à frente da Prefeitura de Sorocaba, no interior paulista.

Prefeito menciona casos semelhantes e aponta “politização”

Durante a entrevista, Manga comparou sua situação com a de outros nomes públicos, mencionando:

“A gente já viu esse filme se repetir com outros nomes. Eu lembro que o Pablo Marçal, quando anunciou sua pré-candidatura a presidente, foi alvo de uma busca e apreensão da Polícia Federal. O Gusttavo Lima também teve o mesmo problema com a polícia. E mais recentemente o Caiado [governador Ronaldo Caiado, de Goiás]. Temos que separar os fatos. A investigação tem que acontecer, é bom que aconteça. Agora, o que vimos no dia de hoje é a politização da atuação da PF.”

Prefeitura teve contas aprovadas, diz Manga

O prefeito ainda destacou que as contas da Prefeitura de Sorocaba sob sua gestão foram 100% aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Sobre a busca realizada em sua residência, declarou que nada comprometedor foi encontrado:

“Acharam Nutella, Pokémon e bolo de cenoura.”

Manga reafirma candidatura e envia recado a Lula

Em vídeo publicado no Instagram, onde soma quase 3 milhões de seguidores, o prefeito mostra o momento em que agentes da PF chegam à sua casa. Na publicação, reafirma sua intenção de intensificar a campanha eleitoral e manda um recado direto ao presidente:

“Eu não tenho medo de você, presidente Lula.”

Alvo de operação nacional da PF

A operação da Polícia Federal tem como foco a suspeita de desvios de recursos públicos na área da saúde. Além de Sorocaba, os mandados foram cumpridos em Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo, Osasco e Vitória da Conquista, na Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo