
A turnê “Acústico 20 Anos” da banda Ira! sofreu o cancelamento de quatro apresentações no Sul do país, após a repercussão de declarações do vocalista Nasi, que afirmou que “bolsonaristas” não seriam bem-vindos nos shows da banda. As cidades afetadas incluem Caxias do Sul (RS), Pelotas (RS), Jaraguá do Sul (SC) e Blumenau (SC).
Declaração durante show gerou vaias e polêmica
A controvérsia começou no dia 29 de março, durante um show em Contagem (MG). Na ocasião, ao gritar “sem anistia” — em referência à responsabilização dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 —, Nasi foi vaiado por parte do público. A reação do vocalista foi direta e causou forte repercussão:
“Pra vocês que estão vaiando, eu vou falar uma coisa pra vocês: tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira! Nunca entendeu o Ira! Tem gente que acompanha a gente e é reacionário, tem gente que acompanha o Ira! e é bolsonarista, isso não tem nada a ver, gente! Por favor, vão embora! Vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos, não apareçam mais. É um pedido que eu faço”, declarou Nasi no palco.
Cancelamentos foram motivados por pedidos de reembolso
Segundo a empresa responsável pela locação do espaço da apresentação em Caxias do Sul, o cancelamento foi motivado pelo grande volume de solicitações de reembolso por parte do público. A mesma justificativa foi apontada para o cancelamento dos demais shows.
A produtora 3LM Entretenimento, responsável pela turnê, confirmou o cancelamento das apresentações nas quatro cidades e informou que os valores dos ingressos serão devolvidos no prazo de até 30 dias, utilizando o mesmo método de pagamento.
Espaços culturais se manifestam
O Teatro Michelangelo, onde uma das apresentações seria realizada, divulgou nota afirmando que preza por um ambiente de respeito e troca de energia positiva entre artistas e público. A Scar Centro Cultural, por sua vez, publicou comunicado com as orientações para o público afetado, reforçando que todos os ingressos serão reembolsados integralmente.
Ver essa foto no Instagram