InternacionalNotícias

EXCLUSIVO: Delação de ex-general da Venezuela promete abalar a política internacional

Hugo Carvajal, figura-chave do chavismo, revela repasses milionários a líderes estrangeiros a partir dos EUA

O ex-chefe de inteligência militar da Venezuela, Hugo Carvajal, detido e extraditado para os Estados Unidos sob acusações de narcoterrorismo, se tornou uma fonte explosiva de informações que promete desestabilizar o cenário político internacional. Conhecido como “El Pollo”, Carvajal está fazendo uma delação às autoridades americanas e, segundo a matéria, promete revelar detalhes sobre repasses financeiros do governo chavista a diversos líderes e partidos políticos de esquerda em países estrangeiros.

Carvajal, que foi um dos homens mais próximos do ex-presidente Hugo Chávez e serviu também sob Nicolás Maduro, teria conhecimento íntimo dos esquemas de corrupção e financiamento ilícito que, segundo ele, perduraram por cerca de 15 anos. Sua extradição para os EUA, após longo impasse na Espanha, onde foi preso, é vista como uma vitória da Justiça americana e um pesadelo para o regime venezuelano e para os políticos que se beneficiaram dos recursos, supostamente provenientes do narcotráfico.

A delação, que pode incluir nomes de alto escalão na América Latina e Europa, está sob sigilo nos Estados Unidos. No entanto, a expectativa é que as informações confirmem a existência de um esquema de financiamento político transnacional, que utilizava recursos estatais e, potencialmente, dinheiro do crime organizado para promover a influência do chavismo no exterior. A comunidade internacional aguarda com atenção os próximos desdobramentos, pois as revelações podem gerar ondas de investigações e crises políticas em diversos países.

Da redação Midia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo