
O presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, senador pelo Piauí, utilizou sua conta no Twitter/X para expressar críticas à administração petista. Em um post feito na segunda-feira, 14, Nogueira atribuiu a diminuição do consumo de alimentos no Brasil à gestão de Lula da Silva. Ele mencionou diretamente uma recente pesquisa do Datafolha.
O ex-ministro no governo Jair Bolsonaro, que agora atua como parlamentar, enfatizou que 58% da população reduziu o consumo de alimentos. Segundo ele, isso teria uma ligação direta com as consequências da inflação.
Ciro Nogueira: “Governo gasta mais, a população come menos”
“Enquanto o governo gasta mais, a população come menos. O Fome Zero do PT virou Come Zero”, escreveu Nogueira, referindo-se ao programa que o governo Lula criou durante o seu primeiro mandato.
O estudo realizado pelo Datafolha, englobando 172 cidades, mostrou que oitenta por cento dos brasileiros alteraram seus hábitos cotidianos para lidar com o aumento dos preços. Dentre as alterações, 61% pararam de fazer refeições fora de casa e 50% escolheram substituir seus produtos de marcas habituais, como café, por alternativas mais econômicas.
De acordo com a pesquisa, 54% dos participantes acreditam que o governo Lula possui “muita responsabilidade” no aumento dos preços dos alimentos, ao passo que 29% atribuem “alguma responsabilidade”. Apenas 14% declararam não ver o Planalto como responsável pelo aumento dos preços.
Na quarta-feira dia 9, Nogueira expressou críticas a Lula, primordialmente por sua abordagem em relação à política de tarifas implementada globalmente pelos Estados Unidos. Segundo Nogueira, o discurso de Lula não corresponde à postura diplomática do Brasil. “Provocações e ataques em nada ajudam o Brasil. Pragmatismo, sim; populismo, não. O Brasil não pode ser covarde nem fingir ser mais forte do que é”.
As informações são da Revista Oeste