
Um tremor de terra de magnitude 3,4 foi registrado nas proximidades de Itajobi, no interior do estado de São Paulo, durante a madrugada desta quarta-feira (16), às 4h14. O município está localizado a cerca de 400 km da capital paulista.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o abalo sísmico foi analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). O tremor também foi sentido em Catanduva, Pindorama e Marapoama, municípios vizinhos à área do epicentro.
Tremor de baixa magnitude não causou estragos
Apesar da intensidade relativamente baixa, o evento foi perceptível em algumas regiões, mas não provocou nenhum dano. A Defesa Civil de Itajobi confirmou que não houve registros de ocorrências, feridos ou prejuízos materiais relacionados ao tremor.
Este é o segundo abalo registrado no estado em pouco tempo. No dia 6 de março, um tremor de magnitude 2,0 foi detectado na cidade de Pirangi, também no interior paulista.
Evento teve origem natural, segundo especialistas
De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), por meio da plataforma “Sentiu aí?”, o sismo teve origem natural, sem relação com atividades humanas.
A RSBR explica que esses pequenos sismos são causados por liberação de esforços acumulados na crosta terrestre, fenômeno comum em várias regiões do país. O interior paulista, inclusive, costuma registrar tremores leves com certa frequência, como foi o caso desta madrugada.