InternacionalNotícias

Zelensky propõe alargamento da trégua na Páscoa por mais 30 dias

A trégua de Páscoa ocorre em um momento delicado, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter sinalizado que os Estados Unidos podem abandonar as negociações de paz se não houver avanços concretos “em questão de dias”

Opresidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs nesta segunda-feira (21) a ampliação da trégua de Páscoa, aceita por Kiev e anunciada unilateralmente pela Rússia, para um cessar-fogo mais duradouro com foco em ataques aéreos. Segundo Zelensky, a ideia é suspender, por pelo menos 30 dias, os ataques com drones e mísseis de longo alcance contra infraestruturas civis.

“A Ucrânia propõe a cessação de todos os ataques de drones e mísseis de longo alcance contra infraestruturas civis por um período de, no mínimo, 30 dias, com possibilidade de prorrogação”, afirmou o presidente em uma publicação nas redes sociais.

Zelensky também acusou as forças russas de violarem mais de 2 mil vezes a trégua iniciada na tarde de sábado, com o uso de artilharia e drones de curto alcance. No entanto, destacou que, até o momento, “não houve alerta de ataque aéreo”. Para ele, a recusa da Rússia em estender a pausa indicaria a intenção de “prolongar a guerra”.

Apesar da proposta ucraniana, o Kremlin descartou qualquer possibilidade de prorrogação da trégua. O porta-voz Dmitry Peskov declarou que “não houve nenhuma nova ordem” do presidente Vladimir Putin para estender o cessar-fogo de 30 horas, vigente até a meia-noite deste sábado (horário local).

Mais cedo, Zelensky já havia reiterado sua disposição para negociar um “cessar-fogo total, incondicional e honesto, com duração de pelo menos 30 dias”, alertando que a situação no front mostra a necessidade de maior pressão internacional sobre Moscou para que a trégua seja respeitada.

Em resposta às denúncias de Kiev, o Ministério da Defesa da Rússia acusou o Exército ucraniano de tentar atacar posições russas nas regiões de Donetsk, Bryansk, Kursk e Belgorod, afirmando que civis teriam sido mortos ou feridos nos bombardeios. Segundo Moscou, durante a noite, forças ucranianas teriam disparado 444 vezes com artilharia e utilizado 900 drones.

A trégua de Páscoa ocorre em um momento delicado, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter sinalizado que os Estados Unidos podem abandonar as negociações de paz se não houver avanços concretos “em questão de dias”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo