NotíciasPolítica

Novo ministro da previdência participou de reunião que alertou Lupi sobre fraude no INSS

Ata de reunião de 2023 mostra discussão de fraudes e proposta de medidas de segurança no sistema previdenciário

Wolney Queiroz esteve presente em encontro em que Lupi foi alertado sobre irregularidades; novo titular assume após escândalo

Wolney Queiroz, recém-nomeado ministro da Previdência Social pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou da 296.ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social, realizada em 12 de junho de 2023. Foi nesse encontro que o então ministro Carlos Lupi recebeu alertas sobre fraudes no INSS.

A ata da reunião registrou denúncias de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Lupi, que estava à frente da pasta, pediu dados sobre entidades conveniadas com o INSS e estatísticas sobre crescimento de associados no período recente.

Ele também defendeu regulamentações mais seguras, incluindo o uso de token de segurança, como forma de mitigar os riscos. Contudo, apesar da preocupação inicial, nenhuma medida concreta foi implementada nos 12 meses seguintes.

Reuniões seguintes mantiveram discussão em pauta

O tema retornou à pauta em 24 de abril de 2024, quando o conselheiro Hélio Queiroz, da Confederação Nacional do Comércio, solicitou análise da situação em meio à repercussão negativa na imprensa. Ele propôs bloqueio de descontos a partir de maio, mas Carlos Lupi afirmou que seria necessária uma avaliação jurídica.

Alessandro Stefanutto, então presidente do INSS, disse que muitas das denúncias se referiam a 2020 e 2021, insinuando que algumas poderiam estar desatualizadas. Uma auditoria sobre o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) não encontrou evidências de fraude.

Após a saída de Lupi para uma reunião no Senado, os participantes defenderam auditorias rigorosas e críterios mais restritivos para a adesão de entidades que atuam junto aos aposentados.

Lupi deixa cargo; Queiroz é nomeado novo ministro

Wolney Queiroz Maciel, filiado ao PDT, ex-deputado federal, foi convidado por Lula para assumir o Ministério da Previdência Social após a renúncia de Carlos Lupi, nesta sexta-feira (2).

A renúncia ocorre em meio a investigação da Polícia Federal, que apura um esquema de descontos ilegais em aposentadorias entre 2019 e 2024, com prejuízo estimado em R$ 6,5 bilhões.

Embora Lupi não tenha sido formalmente citado nas investigações, decidiu deixar o cargo para não atrapalhar as apurações.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Lupi agradeceu ao presidente e afirmou:

“Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo