NotíciasPolítica

Turnê de Luxo: Janja curte Bolshoi, ‘Lago dos cisnes’ e Kremlin em viagem à Rússia

Janja antecipa visita oficial à Rússia com agenda cultural e participação no dia da vitória.

Primeira-dama antecipa agenda em Moscou com foco em cultura, educação e eventos diplomáticos

A primeira-dama Janja desembarcou neste sábado, 3, na Rússia, iniciando um roteiro antecipado seis dias antes da chegada do presidente Lula. Sua programação inclui visitas a renomados teatros, museus históricos e pontos turísticos emblemáticos do país.

Visitas culturais e institucionais

Entre os destaques da agenda estão:

  • Uma visita ao prestigiado Teatro Bolshoi;
  • Um passeio guiado pelo Kremlin;
  • Paradas culturais no Museu Hermitage, na Catedral do Sangue Derramado e na tradicional Fábrica de Porcelana Imperial, em Moscou.

Em São Petersburgo, Janja também prestigiará o balé “O Lago dos Cisnes” no Teatro Mariinsky. Além disso, ela manterá encontros com professores e estudantes de português e relações internacionais.

Justificativas e compromissos oficiais

Segundo o Palácio do Planalto, a viagem da primeira-dama tem propósitos ligados à educação, à cultura e à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Antes da chegada do presidente, Janja também participará de eventos acadêmicos e se reunirá com a comunidade brasileira na Rússia.

Questionamentos e transparência institucional

A presença de Janja em viagens oficiais antes da comitiva presidencial tem gerado questionamentos sobre custos e relevância institucional. Em março, a Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu um parecer afirmando que:

“A função de primeira-dama é de interesse público e o Estado pode bancar as despesas associadas, desde que haja transparência.”

Em conformidade com essa orientação, a agenda oficial de Janja passou a ser divulgada no portal do Palácio do Planalto, dentro de uma seção específica.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), essa ação atende à Orientação Normativa da AGU sobre a publicidade das atividades da primeira-dama.

Chegada de Lula e participação no Dia da Vitória

O presidente Lula deve embarcar rumo a Moscou na próxima quinta-feira, 8, acompanhado de ministros, parlamentares e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A comitiva participará das comemorações pelos 80 anos do Dia da Vitória, que marca a rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Na semana anterior, o embaixador da Ucrânia no Brasil reiterou o convite para que Lula visite Kiev, sugerindo que a ida à Rússia poderia ser equilibrada com uma visita à capital ucraniana.

Lula e Janja devem comparecer às celebrações a convite do ditador Vladimir Putin. Essa será a primeira vez que um presidente brasileiro visita um país em guerra.

Após a desistência do premiê indiano Narendra Modi, o evento deve reunir aliados autoritários do Kremlin, em meio ao conflito com a Ucrânia.

Parada militar e simbolismo político

Durante a parada militar do Dia da Vitória, que ocorre na Praça Vermelha, há desfiles de soldados, caças, tanques e caminhões transportando mísseis balísticos. O evento possui forte carga simbólica e é visto como um momento de demonstração de poder militar e alianças internacionais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo