
A indústria alimentícia tem defendido as misturas lácteas como alternativas mais econômicas para a preparação de sobremesas tradicionais como pudim e brigadeiro, especialmente em tempos de alta dos alimentos.
Produtos que imitam leite condensado ou creme de leite, mas são elaborados com soro de leite, leite, gordura vegetal e outros ingredientes, têm ganhado espaço nas gôndolas.
Na Apas Show 2025, evento do setor supermercadista, a fabricante Mococa apresentou suas misturas lácteas, comercializadas desde 2019:
- O leite condensado tradicional da marca custa em média R$ 5,69;
- A mistura láctea condensada, R$ 3,49;
- O creme de leite integral, R$ 2,49;
- A mistura de creme de leite, R$ 1,99.
“Queremos que o pudim não seja consumido só no Natal, mas o ano todo. O gosto das receitas não muda”, afirma Heloisa Oliveira, coordenadora de marketing da Mococa.
Para obter resultados semelhantes aos dos produtos lácteos integrais, a chef corporativa da empresa recomenda ajustes nas receitas:
“Use 100 ml a mais de leite no brigadeiro ou deixe a mistura condensada 20% mais no fogo para fazer pudim.”
Rótulo e apresentação: Procon-SP alerta para não induzir ao erro
De acordo com o Procon-SP, é permitida a venda de produtos similares, desde que a comunicação no rótulo seja clara e não leve o consumidor ao erro.
A Nestlé, por exemplo, foi multada pelo órgão por, supostamente, induzir ao erro com a mistura de creme de leite com soro de leite, produto retirado do mercado em 2023.
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) reforça que termos como “mistura láctea condensada” devem estar em destaque nos rótulos.
A Mococa, que detém:
- 70% do mercado de “mistura de leite, soro, creme e gordura vegetal”;
- **40% na mistura láctea condensada”;
Afirma que a diferenciação está clara nas embalagens. As cores são invertidas:
- Fundo azul com logo amarelo para o leite condensado integral;
- Caixa amarela com logo azul para a mistura láctea.
Outras marcas apostam na estratégia “parece, mas não é”
A estratégia de oferecer produtos mais baratos e parecidos com os originais é usada também por marcas como:
- Puranata, com “mistura de requeijão cremoso e amido”;
“O quilo da mistura sai por R$ 6 a R$ 7. O requeijão integral passa de R$ 20. E o volume de vendas é muito maior”, afirma Jeferson Lopes, representante da marca.
- Ipanema Queijos, que também aposta em misturas lácteas.
No Brasil, o uso dessas misturas é voltado principalmente para sobremesas. Segundo a Mococa, no exterior, os produtos são mais usados em bebidas.