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Marcas apostam em produtos “parecidos” para reduzir preço nas gôndolas

Fabricantes como Mococa e Puranata destacam preço menor e uso adaptado em receitas clássicas como pudim e brigadeiro

A indústria alimentícia tem defendido as misturas lácteas como alternativas mais econômicas para a preparação de sobremesas tradicionais como pudim e brigadeiro, especialmente em tempos de alta dos alimentos.

Produtos que imitam leite condensado ou creme de leite, mas são elaborados com soro de leite, leite, gordura vegetal e outros ingredientes, têm ganhado espaço nas gôndolas.

Na Apas Show 2025, evento do setor supermercadista, a fabricante Mococa apresentou suas misturas lácteas, comercializadas desde 2019:

  • O leite condensado tradicional da marca custa em média R$ 5,69;
  • A mistura láctea condensada, R$ 3,49;
  • O creme de leite integral, R$ 2,49;
  • A mistura de creme de leite, R$ 1,99.

“Queremos que o pudim não seja consumido só no Natal, mas o ano todo. O gosto das receitas não muda”, afirma Heloisa Oliveira, coordenadora de marketing da Mococa.

Para obter resultados semelhantes aos dos produtos lácteos integrais, a chef corporativa da empresa recomenda ajustes nas receitas:

“Use 100 ml a mais de leite no brigadeiro ou deixe a mistura condensada 20% mais no fogo para fazer pudim.”

Rótulo e apresentação: Procon-SP alerta para não induzir ao erro

De acordo com o Procon-SP, é permitida a venda de produtos similares, desde que a comunicação no rótulo seja clara e não leve o consumidor ao erro.

A Nestlé, por exemplo, foi multada pelo órgão por, supostamente, induzir ao erro com a mistura de creme de leite com soro de leite, produto retirado do mercado em 2023.

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) reforça que termos como “mistura láctea condensada” devem estar em destaque nos rótulos.

A Mococa, que detém:

  • 70% do mercado de “mistura de leite, soro, creme e gordura vegetal”;
  • **40% na mistura láctea condensada”;

Afirma que a diferenciação está clara nas embalagens. As cores são invertidas:

  • Fundo azul com logo amarelo para o leite condensado integral;
  • Caixa amarela com logo azul para a mistura láctea.

Outras marcas apostam na estratégia “parece, mas não é”

A estratégia de oferecer produtos mais baratos e parecidos com os originais é usada também por marcas como:

  • Puranata, com “mistura de requeijão cremoso e amido”;

“O quilo da mistura sai por R$ 6 a R$ 7. O requeijão integral passa de R$ 20. E o volume de vendas é muito maior”, afirma Jeferson Lopes, representante da marca.

  • Ipanema Queijos, que também aposta em misturas lácteas.

No Brasil, o uso dessas misturas é voltado principalmente para sobremesas. Segundo a Mococa, no exterior, os produtos são mais usados em bebidas.

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