
Na manhã desta segunda-feira (26), trabalhadores de diversas partes do Brasil relataram nas redes sociais um problema preocupante: o sumiço do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no aplicativo oficial da Caixa Econômica Federal. Segundo os relatos, ao tentar acessar as contas, surgiam mensagens como “sem contas FGTS”, “saldo total das contas zerado” ou “não foi possível consultar as suas contas do FGTS”.
Relatos de falhas generalizadas
A partir das 10h, os problemas começaram a ser amplamente relatados no X (antigo Twitter) e em fóruns de reclamação. Usuários que buscavam consultar extratos, solicitar saques, ou transferir valores se depararam com a ausência completa de informações em seus perfis.
A empresa que eu trabalho dá centavos de FGTS por mês pra pagar tudo só quando mandar embora e agora eu abro o FGTS e tá assim pic.twitter.com/vCEwrs1sFO
— Raphx ~~ (@RaphxMagalhaes) May 26, 2025
O aplicativo do FGTS é um dos canais digitais mais utilizados pelos brasileiros para acessar informações sobre seus direitos trabalhistas. A plataforma permite:
- Solicitação de saques por rescisão ou outras modalidades;
- Indicação de conta bancária para recebimento dos valores;
- Upload de documentos exigidos para liberação dos recursos;
- Acompanhamento de saldos e extratos atualizados.
Resposta da Caixa
Em nota divulgada após o início das reclamações, a Caixa Econômica Federal informou que houve uma instabilidade técnica temporária no aplicativo FGTS. A instituição afirmou que o sistema já está sendo restabelecido e garantiu que não houve qualquer prejuízo aos trabalhadores.
“A CAIXA informa que houve uma instabilidade no app FGTS, que já está sendo restabelecida, sem prejuízo aos trabalhadores”, diz o comunicado.
Ainda segundo a Caixa, os saldos e dados permanecem intactos e os acessos devem ser normalizados ao longo do dia.