
Durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Globo da Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a transposição do Rio São Francisco levou água a “13 bilhões de pessoas”. O número equivale a quase o dobro da população mundial atual, estimada em cerca de 8 bilhões.
A declaração foi feita na última quarta-feira (2), quando o presidente comentava as ações sociais das gestões petistas:
“Nós conseguimos tirar 54 milhões da miséria e colocar a comida na vida das pessoas. Você, Ricardo [apresentador], um dia vai conhecer o que é a transposição do São Francisco. […] Para levar água para mais de 13 bilhões de pessoas, que D. Pedro tentou fazer em 1846 e não deixaram. E que, depois de 150 anos, nós criamos coragem e fizemos.“
A fala gerou reações nas redes sociais, principalmente pela discrepância numérica.
Ponte Salvador-Itaparica Também Foi Tema
No mesmo programa, Lula também mencionou o projeto da Ponte Salvador-Itaparica, que prevê 12,4 km de extensão sobre o mar, sendo a maior da América Latina. Segundo ele, “finalmente saiu a ponte“, embora as obras ainda não tenham começado.
A declaração irritou o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, que rebateu Lula em vídeo:
“O presidente disse que finalmente a ponte saiu. Mas presidente, saiu aonde? […] De lá para cá, já se passaram 16 anos e ainda não há uma estaca sequer batida da ponte Salvador-Itaparica.”