NotíciasPolítica

Lula diz que transposição do Rio São Francisco ajudou “13 bilhões de pessoas”

Declaração equivocada aconteceu durante entrevista sobre programas sociais do governo

Durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Globo da Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a transposição do Rio São Francisco levou água a “13 bilhões de pessoas”. O número equivale a quase o dobro da população mundial atual, estimada em cerca de 8 bilhões.

A declaração foi feita na última quarta-feira (2), quando o presidente comentava as ações sociais das gestões petistas:

“Nós conseguimos tirar 54 milhões da miséria e colocar a comida na vida das pessoas. Você, Ricardo [apresentador], um dia vai conhecer o que é a transposição do São Francisco. […] Para levar água para mais de 13 bilhões de pessoas, que D. Pedro tentou fazer em 1846 e não deixaram. E que, depois de 150 anos, nós criamos coragem e fizemos.“

A fala gerou reações nas redes sociais, principalmente pela discrepância numérica.

Ponte Salvador-Itaparica Também Foi Tema

No mesmo programa, Lula também mencionou o projeto da Ponte Salvador-Itaparica, que prevê 12,4 km de extensão sobre o mar, sendo a maior da América Latina. Segundo ele, “finalmente saiu a ponte“, embora as obras ainda não tenham começado.

A declaração irritou o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, que rebateu Lula em vídeo:

“O presidente disse que finalmente a ponte saiu. Mas presidente, saiu aonde? […] De lá para cá, já se passaram 16 anos e ainda não há uma estaca sequer batida da ponte Salvador-Itaparica.”

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo