Campo GrandeNotícias

Temperaturas voltam a subir e Prefeitura desativa Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna

A quarta etapa do Projeto Inverno Acolhedor realizada pela Prefeitura de Campo Grande terminou na manhã desta sexta-feira (4). Desde o dia 28 de maio, quando a primeira etapa do Projeto teve início, já foram acolhidas 648 pessoas em situação de rua para pernoitar no Ponto de Apoio montado no Parque Ayrton Senna.

O local acolheu pessoas que recusaram acolhimento nas unidades da SAS durante abordagens do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Também foram distribuídas nesse período, 936 marmitas, além de ração para os pets que acompanham os usuários.

Nessa última noite (3), 60 pessoas foram atendidas. Já o Seas realizou 15 abordagens e encaminhou sete pessoas para unidades de acolhimento. O Ponto de Apoio havia sido prorrogado devido à instabilidade climática provocada pela onda de frio que atingiu Campo Grande esta semana.

A quarta etapa do projeto Inverno Acolhedor teve início na segunda-feira (30), quando os termômetros registraram 12°C, com sensação térmica de 9°C durante a madrugada. Os mesmos índices foram registrados na madrugada desta sexta, segundo alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil do município. A ativação do ponto segue parâmetros técnicos pactuados entre os órgãos da gestão municipal, que definem o funcionamento do serviço sempre que a previsão indicar mínimas iguais ou inferiores a 12°C — com prioridade para situações de frio extremo, como as registradas no início desta semana.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) e tem como foco acolher pessoas em situação de rua abordadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), mas que recusam encaminhamento para as unidades da Secretaria. A iniciativa inédita da Prefeitura ganhou destaque nacional nesta semana, durante o programa Encontro, apresentado pela jornalista Patrícia Poeta, que exibiu a estrutura montada no Parque Ayrton Senna.

Quando ativado, o ponto de apoio funciona das 18h às 6h, oferecendo colchões, cobertores, alimentação e atendimento de saúde por meio do Consultório na Rua. Durante o inverno, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social intensificam as ações na região central e em locais com maior concentração de pessoas em situação de rua.

A Rede de Assistência Social conta com o Centro POP, localizado na Rua Joel Dibo, 555. O espaço oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde para as pessoas que recusam acolhimento nas unidades da SAS. O espaço ainda oferece atendimento psicossocial e encaminhamento para as demais políticas públicas da gestão, como vagas de emprego e para comunidades terapêuticas. Para denúncias ou informações, a SAS disponibiliza os telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 e 156.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo