BrasilNotícias

Perfil de fofocas choquei é desativado pelo instagram

Com mais de 20 milhões de seguidores, conta era uma das maiores do país e segue ativa apenas no X (ex-Twitter)

O perfil da Choquei, conhecido por divulgar notícias e fofocas sobre celebridades, foi desativado pelo Instagram. Criada e administrada pelo fotógrafo Rafael Souza, a conta acumulava mais de 20 milhões de seguidores, consolidando-se como uma das maiores do Brasil no segmento.

Apesar da desativação no Instagram, a conta segue ativa no X (antigo Twitter), o que gerou especulações sobre os motivos da retirada da página da plataforma da Meta. O perfil é conhecido por ter viés ideológico de esquerda, e o administrador Rafael Souza é um apoiador declarado do presidente Lula (PT).

Envolvimento em Caso Polêmico com Consequências Trágicas

Em 2024, a Choquei esteve no centro de uma polêmica após divulgar conteúdo forjado envolvendo a influenciadora Jessica Canedo, de 22 anos. Segundo a Polícia de Minas Gerais, Jessica falsificou conversas e prints que foram repercutidos por páginas de fofoca, incluindo a Choquei. Os rumores davam conta de um suposto envolvimento dela com o humorista Whindersson Nunes.

A ampla divulgação do caso gerou campanhas de ódio contra Jessica nas redes sociais. Pressionada pela repercussão e ataques online, a jovem acabou tirando a própria vida, desencadeando um debate sobre responsabilidade digital, limites do jornalismo de entretenimento e uso das redes para linchamentos virtuais.

Investigação Policial e Consequências Judiciais

A Polícia Civil chegou a investigar o perfil Choquei por ter compartilhado as supostas conversas entre Jessica e Whindersson. Raphael Souza, criador do perfil, prestou depoimento, mas não foi indiciado no caso do suicídio. As investigações confirmaram que a própria Jessica criou os diálogos falsos. Após a viralização do suposto affair, ela passou a receber ameaças e mensagens que incentivavam o suicídio. Uma jovem de 18 anos chegou a ser indiciada por essas mensagens.

Embora não tenha sido indiciado criminalmente, a página Choquei teria sido punida agora com a suspensão no Instagram. O jornalista Ricardo Feltrin comentou:

“Então, o motivo do Choquei ter saído [do ar] foi que a Justiça condenou a página e o senhor Rafael por ter estimulado a Jéssica a ter tirado a própria vida“, disse Feltrin.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo