
Presidente compara ações de Trump a Bolsonaro e fala sobre tarifas dos EUA
Durante entrevista concedida à TV Record nesta quinta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderia estar preso se tivesse atuado no Brasil da mesma forma como agiu na invasão do Capitólio em 2021.
“Eles têm que respeitar a Justiça brasileira, como eu respeito a americana. Se o que o Trump fez no Capitólio tivesse feito aqui no Brasil, ele estaria sendo processado como Bolsonaro e estaria arriscado a ser preso, porque feriu a democracia, porque feriu a Constituição”, afirmou Lula.
O presidente também reforçou a autonomia do Poder Judiciário, especialmente da Suprema Corte:
“Eu não me meto no poder Judiciário, porque aqui o poder Judiciário é autônomo, sobretudo a Suprema Corte.”
Reação à tarifa de 50% imposta por Trump
Lula também comentou a decisão de Trump, anunciada na quarta-feira (9), de aplicar uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras para os Estados Unidos. Segundo o presidente, a prioridade é buscar o diálogo:
“Primeiro, nós vamos tentar negociar, mas se não tiver negociação, a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50% de nós, nós vamos cobrar 50% dele.”
Trump critica Justiça brasileira em carta
Em uma carta enviada a Lula, Trump criticou o tratamento dado a Bolsonaro pela Justiça brasileira, classificando-o como “vergonhoso”. O ex-presidente norte-americano também fez referência às decisões judiciais que afetam as redes sociais no Brasil, ampliando o tom de confronto diplomático.