
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu, no dia 3 de julho, uma palestra sobre “assistência pré-natal para homens trans”, com a participação de dois “especialistas” no tema. O evento foi realizado no auditório do Departamento de Enfermagem, sob organização do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) da universidade.
“Você sabia que homens trans também precisam de acompanhamento pré-natal adequado e humanizado?” – dizia o convite publicado nas redes sociais do programa. “Convidamos você para a palestra ‘assistência pré-natal para homens trans’, um momento de aprendizado, acolhimento e reflexão sobre saúde, inclusão e cuidado com equidade.“
PET Saúde realiza eventos com temáticas ligadas a pautas sociais
O PET Saúde da UFMA frequentemente promove eventos com temáticas voltadas às questões sociais e de inclusão. Em 11 de junho, o programa realizou uma oficina reflexiva sobre saúde mental no Hospital da Criança, com foco na troca de conhecimento e novas experiências.
No final de maio, foi transmitida uma live com “especialistas” sobre “empregabilidade para a população trans preta”, reforçando o compromisso do programa com discussões sobre diversidade e equidade em saúde.
Conceito de pré-natal masculino já é estudado na UFMA desde 2017
Desde 2017, a UFMA desenvolve estudos sobre a inclusão masculina no acompanhamento da gestação, visando a promoção da saúde paterna.
O conceito de pré-natal masculino, que trata da assistência à saúde do pai e sua relação com a saúde materno-infantil, foi introduzido na Política Nacional de Saúde do Homem, implementada em 2008, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Governo do Maranhão também atua com foco na população trans
A temática também está presente em ações do governo do Maranhão. Em janeiro de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu um seminário sobre equidade no SUS e acesso da população trans à saúde.
A iniciativa integrou a Semana Estadual da Visibilidade Trans, com o objetivo de criar espaços de diálogo sobre a política de saúde integral da população trans, envolvendo profissionais da saúde, gestores e representantes de movimentos sociais.