NotíciasPolítica

Tarcísio age rápido e se reúne com diplomata americano para tentar desfazer “lambança” de Lula e do STF

“Lula colocou sua ideologia acima da economia”, disse o governador.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tomou a iniciativa e se reuniu nesta sexta-feira (11) com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, em Brasília. A pauta principal foi a taxação em 50% das exportações brasileiras anunciada por Trump. Tarcísio, que governa o estado mais afetado por essa medida, defende que “a responsabilidade é de quem governa”, ou seja, de Lula, e prometeu dialogar com empresas paulistas para buscar soluções efetivas e proteger a economia local.

Segundo dados da Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), um terço dos US$ 40,3 bilhões que o Brasil exporta para os EUA é originário do solo paulista. Diante da gravidade, Tarcísio não hesitou em se posicionar, criticando a postura do governo Lula e defendendo a negociação, postura oposta à narrativa petista que, segundo ele, não resolverá o problema.

Continua após a publicidade

A reunião de Tarcísio ocorre em um cenário de embate político acirrado. O governo Lula, e até o Supremo Tribunal Federal, são acusados de provocar a crise com suas ações e declarações que teriam irritado os EUA. O próprio Gabriel Escobar foi convocado duas vezes pelo governo brasileiro, primeiramente para discutir a defesa de Bolsonaro pela embaixada e, em seguida, para confirmar a carta de Trump.

Com ciúme e torçendo pelo pior, os ministros do governo Lula não pouparam críticas a Tarcísio, tentando desviar o foco da sua própria inabilidade diplomática. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Rui Costa, da Casa Civil, acusaram o governador de “defender a tarifa” e até de “vassalagem”. Tarcísio, por sua vez, rebateu as acusações, aconselhando Haddad a “cuidar da economia” e reforçando que a responsabilidade pela crise é de quem governa, não de quem critica.

Tarcísio de Freitas é categórico ao afirmar que “Lula colocou sua ideologia acima da economia”. Ele aponta que o tempo foi gasto prestigiando ditaduras, defendendo a censura e agredindo o maior investidor direto no Brasil, enquanto outros países buscaram a negociação. Para o governador, não adianta Lula se esconder atrás de Bolsonaro, pois a responsabilidade pela tarifa é, sim, da atual gestão.

Importante: Você já reparou que nosso site segue quase sem anúncios? Isso acontece porque continuamos sendo perseguidos e desmonetizados. Precisamos, mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a gente: doe via PIX (CNPJ 33.281.196/0001-99)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo