
Ação ocorre em momento de grande tensão tarifária com os EUA
O uso das redes sociais pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para apoiar a campanha de “desdolarização do Brics” é notável, um tema delicado que serviu para intensificar as tensões com os Estados Unidos e desempenhou um papel na declaração de uma tarifa de 50% contra o Brasil.
No último domingo (13), o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou uma imagem que apresenta um cão vira-lata caramelo, ícone brasileiro nas mídias sociais, acompanhado da frase “Desdolarizai-vos! #OBrasiléSoberano”.
“Um novo tempo exige coragem para mudar. E o Brasil está pronto para liderar esse caminho” acrescenta a legenda.
Ver essa foto no Instagram
Na terça-feira passada (8), o presidente Trump já havia alertado que qualquer desafio à supremacia do dólar resultará em “um preço alto”. O líder republicano enfatizou que os Estados Unidos lutarão para manter o dólar como um “rei”.
“Só estou dizendo que, se as pessoas quiserem contestar [o dólar], podem, mas terão que pagar um preço alto. E não acho que nenhuma delas esteja disposta a pagar esse preço” advertiu.
O republicano fez seu pronunciamento após o presidente Lula afirmar que “ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão” para as negociações globais e argumentar a favor da criação de uma moeda única para o comércio entre os países do Brics. Ele fez essa declaração durante o encerramento da cúpula do bloco, que aconteceu no Rio de Janeiro no dia 7 de julho.
“Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão. Em que fórum foi determinado? E obviamente que nós temos todas as responsabilidades de fazer isso com muito cuidado. Os nossos Bancos Centrais precisam discutir isso com os Bancos Centrais dos outros países, mas é uma coisa que não tem volta. Isso vai acontecendo aos poucos, e vai acontecendo até que seja consolidado” disse na ocasião.