BrasilNotícias

Seminário debate diversificação de culturas para superar desafios climáticos

Evento em Nova Alvorada do Sul acontece em 8 de agosto e debate amendoim e mandioca como alternativas para Integração Lavoura-Pecuária (ILP)

O 7º Seminário Técnico em Integração Lavoura-Pecuária (ILP), acontece no dia 8 de agosto, das 7:30 às 16:30, na Câmara de Vereadores de Nova Alvorada do Sul. O tema deste ano será a diversificação de culturas, pois a soja, que é a principal cultura que alavanca o ILP, vem enfrentando desafios há alguns anos relacionados às questões climáticas, demandando a diversificação com culturas mais tolerantes ao estresse hídrico e altas temperaturas, tais como: amendoim e mandioca.

A programação do evento conta com duas palestras e dois casos de sucesso no período da manhã. A palestra inicial terá como tema “Diversificação na rotação dos sistemas integrados”, que será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Luís Armando Zago Machado. Na sequência, o especialista técnico da cultura da mandioca da Copasul, de Naviraí (MS), Clayton Simão Zebalho vai falar sobre o uso da mandioca como estratégia para recuperação de pastagens degradadas. Ainda pela manhã, o produtor rural de Paranavaí (PR), Victor Machado Vendramin, vai falar sobre suas experiências com o cultivo de mandioca em plantio direto no sistema integrado. Na sequência, o experiente produtor rural de Maracaju (MS), Ake Van Der Vinne, falará sobre rotação de culturas e diversificação com o uso de mix forrageiro.

As atividades do período vespertino, que consiste em uma palestra e um relato de sucesso, vão focar na cultura do amendoim. A palestra será apresentada pelo pesquisador do IAC de Ribeirão Preto (SP), Denizart Bolonhezi que vai falar sobre a cultura do amendoim na abertura de área de rotação. O caso de sucesso será apresentado pelo produtor rural de Nova Alvorada do Sul (MS) Roberto Junqueira, que vai falar sobre o uso do amendoim no ILP.

Relevância do intercâmbio de informações

Zago trabalha há mais de 28 anos com pesquisas que otimizem os resultados dos sistemas integrados de produção agropecuária. Ele é o coordenador do Seminário ILP e ressalta que “este evento surgiu diante da necessidade de diálogo e troca de conhecimento entre os segmentos que atuam no campo, sejam produtores rurais, técnicos e pesquisadores, já que os conhecimentos empírico e técnico-científico são complementares”.

O Seminário busca promover um intercâmbio valioso de informações entre produtores rurais, assistência técnica e pesquisadores sobre a ILP, com foco em casos de sucesso e pesquisas aplicadas. Para garantir o acesso irrestrito ao conhecimento, a inscrição é gratuita e pode ser realizada on-line, no link: https://bit.ly/43kYRKj. Além da participação presencial, o Seminário também será transmitido ao vivo pelo Canal da Embrapa no YouTube, acessível pelo link http://bit.ly/44FkPZd.

Realização

O Seminário é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste e Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul, conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Nova Alvorada do Sul. Os patrocinadores da 7ª edição do Seminário são: Sementes Alvorada, Agro Jangada, Cargill, Sicredi e Cooperativa Alfa.

 

Serviço:

7º Seminário Técnico em Integração Lavoura-Pecuária (ILP)

Data: 8 de agosto (Sexta-feira)

Horário: Das 7:30 às 16:30

Local: Câmara de Vereadores de Nova Alvorada do Sul.

Christiane Congro Comas (MTb/SC: 825/9)

Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br

Telefone: (67) 3416-6884

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo