NotíciasVídeo

Reviravolta na Lava Jato: STF anula processos de João Vaccari Neto

Ex-tesoureiro do PT tem condenações derrubadas por decisão de Gilmar Mendes.

O ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto, teve os processos da Operação Lava Jato anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, proferida pelo ministro Gilmar Mendes, acolheu um pedido da defesa de Vaccari, que questionava a competência da Justiça Federal de Curitiba para julgar as ações.

A anulação se baseia na tese de que os processos não tinham conexão direta com os desvios da Petrobras, foco inicial da Lava Jato, e, portanto, deveriam ter sido analisados por outras instâncias da Justiça. A defesa de Vaccari argumentou que os casos estavam relacionados a contratos de outras estatais e, por isso, a jurisdição de Curitiba seria inadequada.

Vaccari foi um dos alvos mais proeminentes da Lava Jato, sendo condenado em diversas ações por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Com a decisão de Gilmar Mendes, no entanto, todas as condenações do ex-tesoureiro foram anuladas. A decisão do ministro ainda precisa ser confirmada pela Segunda Turma do STF, mas a tendência é que seja mantida.

A anulação dos processos de Vaccari Neto se soma a outras decisões recentes do STF que têm revertido condenações da Lava Jato, como a do ex-presidente Lula. As decisões da Suprema Corte têm provocado debates sobre os métodos de investigação da Lava Jato e a validade de suas condenações.

Da redação Midia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo