
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, pode ficar de fora da comitiva brasileira que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O motivo é uma questão burocrática: Padilha não conseguiu, a tempo, o visto de entrada nos Estados Unidos. O próprio ministro confirmou a informação, mas não soube explicar a razão do atraso ou se ainda há chance de o documento ser liberado a tempo de sua viagem.
A ausência de um ministro de Relações Institucionais em um evento tão relevante quanto a Assembleia da ONU seria notável. A participação de Padilha na comitiva de Lula em outras viagens internacionais demonstra a sua importância nas articulações políticas e diplomáticas do governo. A possibilidade de ele não ir a Nova York evidencia uma falha na coordenação ou no planejamento da viagem, o que levanta questionamentos sobre a preparação para o evento.
O governo brasileiro ainda tenta resolver a situação, mas o tempo é curto e a incerteza paira sobre a participação de Padilha. A comitiva já está se preparando para a viagem e a falta do visto de um dos principais ministros do governo é um contratempo inesperado.
Da redação Midia News