BrasilNotícias

EUA cancelam visto de médico brasileiro após comemorar morte de Charlie Kirk

Postagem em rede social do pediatra gerou polêmica e resultou na decisão do governo norte-americano

O pediatra brasileiro, Dr. Francisco Assis da Silva, teve seu visto para os Estados Unidos cancelado após uma postagem polêmica em uma rede social, onde ele teria comemorado a morte do comentarista político norte-americano Charlie Kirk. A decisão, comunicada oficialmente na sexta-feira (12), pegou de surpresa o médico, que se manifestou publicamente sobre o ocorrido.

A controvérsia começou quando, em sua conta no X (antigo Twitter), o Dr. Francisco publicou uma mensagem comemorando a morte de Kirk, conhecido por suas posições conservadoras. A postagem rapidamente se espalhou, gerando uma onda de críticas e denúncias por parte de seguidores e ativistas. A embaixada dos EUA no Brasil foi notificada e, após uma análise, optou pelo cancelamento do visto, que permitia ao médico viagens a turismo e negócios.

O governo norte-americano não comentou o caso especificamente, mas fontes diplomáticas indicam que a decisão está alinhada com a política de imigração do país, que pode revogar vistos de indivíduos considerados indesejáveis ou que representem uma ameaça, mesmo que apenas moral ou de conduta. O Dr. Francisco, por sua vez, defendeu a postagem como um ato de liberdade de expressão, mas admitiu que a repercussão foi muito maior do que ele esperava. A medida agora o impede de entrar nos Estados Unidos, a menos que consiga reverter a decisão, um processo burocrático e, geralmente, demorado.

Da redação Midia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo