
A primeira-dama Janja Lula da Silva foi promovida a “porta-voz” da COP30, conferência do clima da ONU que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025. A promoção consta em um e-mail distribuído pela Edelman, uma das maiores empresas de comunicação do mundo, contratada para cuidar da comunicação internacional do evento.
A ação, financiada com recursos da Organização das Nações Unidas (ONU), tinha como objetivo oficial a comunicação da COP30. No entanto, o material incluiu a promoção pessoal da primeira-dama, que não possui cargo público nem função técnica na conferência climática.
No material enviado, Janja é apresentada como a “voz central” da COP30. O e-mail foi distribuído quando a primeira-dama estava em Nova York, participando de eventos paralelos à Assembleia Geral da ONU, na Climate Week NYC 2025.
A contratação e a ação da agência Edelman foram registradas no Foreign Agents Registration Act (Fara) em nome da presidência da COP30 e sob coordenação do governo brasileiro, mas com financiamento da ONU. A ONU, a presidência da COP30, a Edelman, o Itamaraty e a Secretaria de Comunicação Social não se manifestaram sobre o assunto até o momento.
Da redação Midia News