
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados realizará um novo sorteio nesta terça-feira (21) para definir a lista tríplice da qual será escolhido o relator do processo unificado contra os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcos Pollon (PL-MS).
A necessidade de um novo sorteio surgiu após os deputados Castro Neto (PSD-PI) e Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), que haviam sido sorteados inicialmente, solicitarem suas exclusões da lista. Com isso, apenas o deputado Albuquerque (Republicanos-RR) permaneceu. O Conselho precisa sortear outros dois nomes para recompor a lista.
Os processos contra os três parlamentares foram abertos após a acusação de conduta incompatível com o decoro parlamentar, em razão da ocupação da Mesa Diretora do Plenário da Câmara, ocorrida no início de agosto, em protesto por questões políticas. As representações pedem a suspensão cautelar dos mandatos por um mês. O processo contra Pollon também inclui a acusação de ofensas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com pedido de suspensão de 90 dias.
Após a definição da nova lista, caberá ao presidente do Conselho de Ética a escolha do relator, que dará seguimento à análise dos processos.
Da redação Midia News