InternacionalNotícias

Procuradores de 17 Estados dos EUA pedem boicote à COP30 no Brasil

Grupo alega que participação dos EUA validaria políticas ambientais contrárias à agenda da atual administração americana

Dezessete procuradores-gerais de Estados dos Estados Unidos, em sua maioria republicanos, enviaram uma carta ao governo de Donald Trump pedindo que o país não participe da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.

O grupo argumenta que a presença norte-americana na conferência poderia validar o que classificam como “políticas anticarvão, antigás e antipetróleo”, fundamentadas em “teorias climáticas frequentemente contestadas”. O procurador-geral da Virgínia Ocidental, John McCuskey, que lidera o movimento, afirma no documento que ficar fora da COP30 enviaria uma mensagem clara de que os EUA não farão mais parte do “esquema verde” global.

Os procuradores criticam as propostas da conferência, defendendo que fontes de energia renovável como a solar e eólica seriam menos confiáveis e mais custosas que as alternativas convencionais. A ausência de uma delegação oficial dos EUA no evento, ou mesmo uma representação mínima, é vista por eles como um posicionamento forte contra a agenda climática internacional defendida pela ONU.

Até o momento, o Departamento de Estado dos EUA não se manifestou sobre a participação do país na COP30 ou sobre o teor da carta dos procuradores-gerais. A eventual não participação dos Estados Unidos na conferência pode criar um vácuo na diplomacia climática internacional.

Da redação Midia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo