Café com História relembra o movimento divisionista e a criação de MS

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura, realiza a primeira edição do evento “Café com História” no dia 30 de outubro de 2025, das 18h30 às 20h30, no Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA), localizado na Rua Brasil, nº 464, Bairro São Francisco.
O encontro marca os 48 anos da criação de Mato Grosso do Sul e propõe uma reflexão sobre o movimento que resultou na divisão do antigo Estado de Mato Grosso, oficializada em 1977. A programação inclui palestra e roda de conversa sobre os fatores históricos, sociais, políticos e econômicos que motivaram essa separação e a criação do estado de Mato Grosso do Sul.
O ARCA é um dos principais guardiões da memória de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul. Como espaço de preservação documental, pesquisa e difusão da história local, sua atuação é essencial para manter viva a identidade cultural sul-mato-grossense. Ao abrir suas portas à comunidade, o Arquivo reforça seu compromisso com a valorização do passado e o fortalecimento da cidadania.
Nesta primeira edição do projeto “Café com História”, o historiador Davi de Almeida conduz a apresentação, com organização de Carmen de Eugenio, Joelma Fernandes Arguelho, Maria Auxiliadora de Sousa Chuery (Profa. Soraya) e equipe do ARCA.

Serão discutidas as diferenças entre o norte e o sul do antigo estado de Mato Grosso — aspectos geográficos, climáticos, demográficos e políticos, o impacto do mito do Estado de Maracaju e uma análise crítica da publicação oficial “A Divisão de Mato Grosso”, de 1977.
Mais que uma atividade comemorativa, o evento fortalece o papel do ARCA como espaço de estudo, reflexão e promoção do conhecimento histórico. O projeto visa aproximar a população dos acervos e iniciativas culturais, reforçando a importância da memória coletiva.
O “Café com História” conta com o apoio de entidades como o Pen Clube do Brasil – Centro-Oeste, a Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, representada por sua presidente Delasnieve Daspet, além do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco.
A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

#ParaTodosVerem As imagens mostram primeiramente na capa uma foto do acervo da ARCA com integrantes do movimento pela criação de MS. A próxima imagem mostra um momento de discussão sobre a ARCA e ao final uma arte gráfica sobre o evento.




