NotíciasPolítica

PT aciona STF e acusa Cláudio Castro de atentar contra a soberania nacional

Líder da sigla na câmara alega que governador agiu como "informante" dos EUA, vazando dados de segurança confidenciais.

O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), com a grave acusação de violação da soberania nacional. A ação, encabeçada pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), aponta que o governador teria agido como “informante” do governo dos Estados Unidos, entregando relatórios confidenciais de segurança.

Segundo o documento, a conduta de Castro configura uma afronta direta à autonomia do Estado brasileiro e ao pacto federativo. A notícia do fato foi endereçada ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator prevento em inquéritos e ações que tratam de temas correlatos.

A representação petista solicita ainda que órgãos como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Controladoria-Geral da União (CGU) sejam acionados para investigar a fundo o caso, com o objetivo de preservar dados e apurar o eventual vazamento de informações estratégicas de segurança do país. O governador Cláudio Castro ainda não se manifestou publicamente sobre as acusações.

Da redação Midia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo