
A Transparência Internacional (TI) divulgou uma nota na manhã desta segunda-feira, dia 17, acusando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de utilizar aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para viabilizar a “fuga” da ex-primeira-dama Marisa Letícia após sua condenação judicial.
A acusação se baseia no suposto uso de um avião oficial para transportar Marisa Letícia, que foi condenada por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, para fora do país, evitando assim o cumprimento imediato da pena. A TI argumenta que o uso de recursos públicos, como uma aeronave da FAB, para fins privados e para auxiliar um condenado em sua evasão, configura um grave desvio de finalidade e um atentado aos princípios da moralidade e transparência na administração pública.
Segundo a organização, o ato reforça a percepção de que há um tratamento diferenciado para figuras políticas de alto escalão, minando a confiança da sociedade nas instituições de justiça e controle. A Transparência Internacional exige uma investigação aprofundada sobre o caso e a responsabilização dos envolvidos pelo uso indevido do aparato estatal.
O Palácio do Planalto ainda não se manifestou oficialmente sobre as alegações feitas pela Transparência Internacional.
Da redação Midia News





