BrasilNotícias

Previsão de Tempo para Aeroportos Brasileiros: Segunda-feira (24/11) marcada por calor, nuvens e instabilidade

Enquanto a maioria dos principais aeroportos do Brasil deve registrar céu parcialmente nublado e temperaturas elevadas, o Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS) terá pancadas de chuva à tarde e um clima tipicamente tropical.

Panorama nacional
De acordo com os dados da Climatempo e com os prognósticos da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET / DECEA), a previsão para diversos aeroportos do Brasil nesta segunda-feira (24/11/2025) indica calor, umidade e instabilidade em vários pontos do país. Sol aparecerá durante a manhã, mas nuvens se intensificarão ao longo do dia, favorecendo pancadas de chuva em algumas regiões.

No Aeroporto Internacional de Brasília (DF), por exemplo, a Climatempo aponta mínima de 18 °C e máxima de 25 °C, com possibilidade de chuva rápida à tarde. Climatempo Já nos aeroportos das regiões Norte e Centro-Oeste, há expectativa de tempo úmido e abafado, reflexo da atuação de corredores de umidade favorecidos pela influência de um fenômeno La Niña, segundo análise climática do Climatempo. Climatempo

Destaque: Aeroporto de Campo Grande (MS)
No Aeroporto Internacional de Campo Grande, a previsão meteorológica para 24/11 indica uma mínima de 21 °C e máxima de 30 °C, segundo a Climatempo. Climatempo Pela manhã, o tempo deve ser de sol com muitas nuvens, enquanto à tarde há previsão de pancadas de chuva, que tendem a diminuir durante a noite. Climatempo

A instabilidade típica do clima pantaneiro se manifesta com a umidade elevada: a Climatempo estima 93% de umidade relativa à noite. Climatempo Apesar das precipitações serem pontuais, elas podem provocar impacto nas operações de voo, especialmente nas fases de aproximação e decolagem.

Cenários em outros aeroportos

  • Guarulhos (SP): embora a previsão de 7 dias no aeroporto não especifique com precisão a chuva para o dia 24, espera-se um padrão típico de primavera, com calor e nebulosidade transitória. saopaulointernationalairport.com

  • Aeroportos da Região Sudeste e Centro-Oeste: o balanço entre o calor e a umidade sugere risco de tempo instável com pancadas localizadas, conforme projetado pela REDEMET. Redemet 5+1

  • Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Belo Horizonte, MG): os boletins TAF/METAR consultados pela plataforma Metar-TAF mostram condições variáveis, sem previsão clara de tempestades generalizadas para 24/11. metar-taf.com

Impactos para passageiros e operações aéreas
A meteorologia para esta segunda deve exigir atenção reforçada para operações nos aeroportos do Centro-Oeste e Sudeste, onde o calor intenso e a umidade elevada podem resultar em instabilidade repentina. Para Campo Grande, em particular, passageiros e tripulações devem considerar:

  • Verificar atualizações de previsão com base em boletins da REDEMET.

  • Preparar-se para pancadas de chuva à tarde, que podem afetar visibilidade e procedimentos de pouso.

  • Levar em conta a sensação térmica elevada e a umidade urbana, especialmente durante o embarque e desembarque.

Resumo
A segunda-feira (24/11) promete ser de clima típico de primavera-avançada no Brasil: calor, nuvens e momentos de chuva. O Aeroporto de Campo Grande será um dos destaques, com máxima de 30 °C e instabilidade à tarde. Em muitos pontos do país, a combinação de umidade e elevação térmica pode gerar pancadas pontuais, demandando atenção por parte das autoridades aeroportuárias e dos viajantes.

Da redação Mídia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo