MSNotícias

CGE: auditores participam de reunião para ajustes finais em busca do nível 2 do IA-CM

Está cada vez mais próximo o momento no qual a CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) obterá a validação do nível 2 do IA-CM (Modelo de Capacidade de Controle Interno).

Nesta segunda-feira (26), às 14h30, mais um passo será trilhado pelos servidores da Auditoria-Geral, da CGE-MS. Será realizada uma reunião on-line, com a equipe designada pelo Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), para iniciar a validação da instituição que busca alcançar este feito em 2024.

As responsáveis pela autenticação dos quesitos apresentados pela CGE-MS são servidoras das Controladorias-Geral dos Estados do Ceará e de Minas Gerais.

A validação para o nível 2 do IA-CM acontece em duas etapas: on-line (para ajustes e sanar dúvidas) e, visita in-loco, ou seja, as auditoras devem vir a Mato Grosso do Sul, provavelmente, na primeira quinzena de abril, para a verificação presencial e documental de todas as exigências cumpridas pela CGE-MS para a obtenção da qualificação.

O IA-CM é uma ferramenta que identifica os fundamentos, princípios, práticas e processos necessários para uma função de auditoria interna efetiva no setor público – mais próxima do gestor, oferecendo não só avaliação, mas também consultoria com foco em melhorias nos processos de governança, gestão de riscos e controles internos.

Entre as vantagens da obtenção dos níveis exigidos pelo IA-CM estão: a mudança de cultura da organização, o aumento da produtividade e padronização de procedimentos; melhor diálogo com outros órgãos de controle; a ampliação do grau de confiança da sociedade no processo de tomada de decisões e também da qualidade dos relatórios de auditoria, gerando maior segurança para os gestores.

Karla Tatiane, CGE-MS
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo